Em Foco
Mais notícias

Mercadona abre loja em Barcelos em setembro

Este é o primeiro supermercado da empresa espanhola no distrito de Braga. Até ao fim do ano, a empresa vai abrir mais uma loja neste distrito.

Somente 2% das escolas têm desfibrilhadores

A Associação de Proteção e Socorro (APROSOC) diz que “não faz sentido que as escolas não tenham um equipamento determinante para salvar vidas”.

Empresas aumentaram preços dos refrigerantes com introdução da taxa de açúcar

Medida foi implementada pelo Governo em fevereiro de 2017, com uma taxa inicial de 16 cêntimos mais IVA por litro em bebidas com mais de 80 gramas e oito cêntimos mais IVA por litro nas bebidas com um valor de açúcar inferior.

ANTRAM responde aos motoristas: “A ameaça e a chantagem nunca trouxeram nenhuma vantagem”

Os motoristas já avisaram que estão preparados para fazer greve às horas extraordinárias, fins de semana e feriados se a ANTRAM se mostrar “intransigente”. Em resposta, os patrões dizem que a “ameaça, e a chantagem nunca trouxeram nenhuma vantagem para ninguém”.
Em destaque

Cabras sapadoras portuguesas em destaque no New York Times

O projeto-piloto do Governo, estreado o ano passado, mereceu destaque na publicação norte-americana. Existem perto de 11 mil cabras sapadoras em Portugal, e estão encarregues de quase três mil hectares das áreas mais vulneráveis aos incêndios.

Alexandre Soares dos Santos: o empresário “imprevisível”

O empresário liderou o grupo Jerónimo Martins, que detém os hipermercados Pingo Doce, durante 46 anos.

Pedalar a 280 quilómetros horas numa bicicleta? Sim, é possível

O próximo desafio é chegar aos 354 quilómetros por hora na pista de Dreamville nos Estados Unidos.

O mérito não tem género. 15 mulheres líderes

Altamente competentes devido aos sólidos conhecimentos técnicos que possuem, abraçaram vários desafios com êxito ao longo carreira, que as moldaram para hoje serem líderes destacadas em vários setores da sociedade.

Investimento com retorno: a aposta no potencial das pessoas

Nunca como na era digital o potencial humano foi tão valorizado. Ainda assim, o reconhecimento da tecnologia como uma mais-valia para as organizações pode conduzir a uma próspera parceria onde todos ficam a ganhar… a começar pela própria empresa.

Ao lado de quem olha para o futuro de frente

Todos os dias, lado-a-lado com quem faz, investiga, produz, inova, sorri. A GRENKE está aqui e, com ela, a solução de que a sua empresa precisa. Mais do que imagina…

Bem dizer, bem ouvir: 30’ A 3 e a arte de bem conversar

São 30 minutos de uma conversa a três vozes. O restaurante Olivier Avenida faz as honras e o JE editors a moderação. A primeira edição do 30’ A 3 foi no passado dia 30 de Julho e teve como convidados Pedro Gouveia Alves, presidente do Montepio Crédito, e António Bernardo, senior partner da Roland Berger.
Leia mais

PremiumSobre o eterno amor entre os argentinos e o peronismo

A aventura ‘modernista’ de Mauricio Macri parece ter os dias contados. Mas a vizinhança liberal está a fazer tudo para reverter as primárias.

PremiumNovo hospital custará menos 80 milhões do que o previsto em 2017

Pensado para iniciar atividade em 2012, o novo hospital de Lisboa Oriental foi vendo esse prazo ser dilatado, sendo agora certo que abrirá portas em 2023… ou 2024.

25% dos nascimentos em Portugal acontecem durante o verão

Portugal encontra-se ligeiramente abaixo da média europeia nos bebés nascidos durante o verão. Malta é o país que apresenta a média mais baixa da União Europeia, com a Estónia e a Eslovénia a apresentarem a média mais alta.

Presidente francês recebe hoje Vladimir Putin

A poucos dias da cimeira do G7, Emmanuel Macron continua a sua escalada diplomática até ao topo da União Europeia. Mas os críticos consideram que o presidente francês está movimentar-se em terreno perigoso.

Maior parte do país em muito elevado de exposição aos raios UV

A Madeira e 11 distritos de Portugal continental apresentam hoje risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo os cálculos do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Temperaturas máximas atingem os 39 graus esta semana. Noites tropicais de regresso

As temperaturas máximas vão subir a partir de terça-feira entre 04 e 08 graus Celsius em algumas regiões do continente e na quarta-feira prevê-se um aumento das mínimas com noites tropicais, segundo o IPMA.

Inflação em Portugal fixada no negativo, abaixo da média europeia

Portugal apresentou a taxa de inflação mais baixa na zona euro e da União Europeia e, simultaneamente, a única no negativo.

Brexit sem acordo levará a escassez de combustível, comida e fármacos

O documento divulgado pelo “Sunday Times” estima também que até 85% dos camiões que atravessam o Canal da Mancha “podem não estar preparados” para as formalidades das alfândegas francesas, o que provocaria longas filas que podem prolongar-se por dias.

Fiat Chrysler relança hipótese de fusão

John Elkann, chairman da fabricante ítalo-americana, aproveitou o Concours d’Elegance de Pebble Beach para mostrar que se mantém disponível para uma possível aliança.

Banco dinamarquês lança empréstimo histórico a taxas de juros negativas

O Jyske Bank, a terceira maior instituição bancária da Dinamarca, vai mesmo pagar aos mutuários 0,5% ao ano para fazerem um empréstimo.

PremiumJNCQUOI Ásia – Entre especiarias, dragões e descobridores

O novo restaurante e bar celebra a extensão do conceito de lifestyle JNcQUOI numa vertente asiática com inspiração portuguesa, tendo como pano de fundo os Descobrimentos portugueses e a sua influência na gastronomia asiática.

PremiumA vida das cartas e encomendas até chegarem às suas mãos

Em julho deste ano, o correio ainda representava 68% dos rendimentos dos CTT. Cabo Ruivo é um dos principais centros de comando desta unidade de negócio. Por ali passam diariamente mais de dois milhões de objetos, trabalham 580 colaboradores e acolhe 100 veículos que percorrem 13 mil quilómetros.

O mérito não tem género. 15 mulheres líderes

Altamente competentes devido aos sólidos conhecimentos técnicos que possuem, abraçaram vários desafios com êxito ao longo carreira, que as moldaram para hoje serem líderes destacadas em vários setores da sociedade.

PremiumAlexander Gorbunov: O russo que se atreve a desafiar Putin por não ter nada a perder

Autor do blogue “StanlinGulag”, muito critico do Kremlin e da sociedade russa, é um dos nomes mais odiados por Putin. Confinado a uma cadeira de rodas para o resto da vida, garante que quer aproveitar ao máximo o tempo que lhe resta.

Pedalar a 280 quilómetros horas numa bicicleta? Sim, é possível

O próximo desafio é chegar aos 354 quilómetros por hora na pista de Dreamville nos Estados Unidos.

Dois semestres em vez de três períodos

Escolas vão poder organizar o ano letivo como quiserem, desde que apresentem um plano de inovação e este seja aceite pelo Ministério da Educação. A autonomia avança.

Hackers estão a passar vírus através de cópias dos jogos mais populares

Mais de 930 mil utilizadores foram atingidos por este tipo de ataques no período de Junho de 2018 a Junho de 2019.

Porque as ‘startups’ escolhem a nuvem

As ‘startups’ tiram partido das vantagens oferecidas pela nuvem, conscientes de que a segurança não pode ser uma reflexão tardia, mas antes o pilar de toda a plataforma de serviços e infraestrutura.

CEO da Unbabel debate inteligência artificial em cimeira nos Estados Unidos

O Global Summit decorre entre 19 e 21 de agosto, em São Francisco, e contará também com a presença de uma comitiva portuguesa coordenada pela Beta-i, que inclui as empresas parceiras da SingularityU Portugal, Galp, Semapa e Ageas.

Porto Moniz cria incubadora de empresas

A autarquia vai ceder um espaço físico para as empresas puderem desenvolver as suas actividades e ainda acesso a parceiros que permitam a inserção num contexto empresarial.

Património brasileiro ao alcance de um clique!

O Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional (IPHA) do Brasil faculta o acesso online a milhares de textos, vídeos, imagens e documentos sobre o património material e imaterial brasileiro.

Portugal é atraente para os investidores e ganhou significativamente em importância

Claudia Boymanns, Directora da feira EXPO REAL, de Munique, na Alemanha, revela que a atractividade do mercado imobiliário português vai despertar o interesse de investidores internacionais.

Bairro Alto Hotel renovado com assinatura de Eduardo Souto de Mouraria

O hotel da Praça Luís de Camões, em plena zona do Chiado, está agora ampliado e renovado. Ocupa actualmente todo o quarteirão e tem uma nova fachada para a praça Eça de Queirós

Savoy Palace, o novo cinco estrelas do Funchal

O Savoy Palace, membro da colecção de hotéis de luxo The Leading Hotels of the World, apresenta um design alusivo à Ilha da Madeira e promete contribuir para o desenvolvimento do turismo e da economia nacionais.

ExpoHotel Angola vai ter lugar em Luanda

A Associação dos Hotéis e Resorts de Angola organiza de 26 a 29 de Setembro, em Luanda, a 1ª edição da ExpoHotel Angola, em paralelo com o 1º Congresso Internacional sobre Hotelaria e Turismo.

Lisboa: Praça de Londres e Avenida Manuel da Maia vão ser cicláveis

As obras de requalificação que estão em curso neste momento na Praça de Londres e na Av. Manuel da Maia (lado poente), em Lisboa, vão permitir melhorar a acessibilidade e condições de segurança para o uso da bicicleta.

PremiumO valor do patrocínio num evento como o Rali Vinho Madeira

O Rali Vinho Madeira é um evento que ao longo dos anos tem atraído milhares às estradas madeirenses. Mas nem só de público vive esta prova de desporto motorizado. O patrocínio é outras das vertentes que sustenta e ajuda a levar cada edição a bom porto. Entre os patrocinadores estão marcas e empresas como a MEO e o BPI.

PremiumSobre o eterno amor entre os argentinos e o peronismo

A aventura ‘modernista’ de Mauricio Macri parece ter os dias contados. Mas a vizinhança liberal está a fazer tudo para reverter as primárias.

PremiumNovo hospital custará menos 80 milhões do que o previsto em 2017

Pensado para iniciar atividade em 2012, o novo hospital de Lisboa Oriental foi vendo esse prazo ser dilatado, sendo agora certo que abrirá portas em 2023… ou 2024.

PremiumJNCQUOI Ásia – Entre especiarias, dragões e descobridores

O novo restaurante e bar celebra a extensão do conceito de lifestyle JNcQUOI numa vertente asiática com inspiração portuguesa, tendo como pano de fundo os Descobrimentos portugueses e a sua influência na gastronomia asiática.

PremiumGreve dos motoristas: Conflito entre sindicatos divide CGTP

O STRUN, sindicato filiado da central, aderiu à greve, mas a Fectrans demarcou-se dessa opção.

PremiumBanco ‘português’ na Costa do Marfim quer disputar liderança

O grupo BDK, que detém o Banque d´Abidjan, emprega na África do Oeste 532 pessoas, a que se juntam 28 em Lisboa. O banco tem quase metade da rede de balcões do líder no mercado, o Sociéte Generale.
Últimas

Madeira disponível para enviar meios de combate para incêndio nas Canárias

O incêndio lavra desde sábado e já é considerado um desastre ambiental, tendo entrado no Parque Nacional de Tamadaba. A Madeira já  se disponibilizou para enviar de imediato 30 operacionais.

Estímulos económicos e palavras de Trump impulsionam Wall Street

Nos EUA, Donald Trump revelou que não existe qualquer perigo de recessão para a economia norte-americana, o que está a ter um impacto positivo nos índices bolsistas
pedro-pardal-henriques-SNMMP

Pardal Henriques avisa que não vai aceitar o mesmo acordo assinado pelos outros sindicatos

Pardal Henriques acusou o Governo de ter estado ao lado dos patrões durante a greve dos motoristas. O sindicalista diz que a mudança de atitude por parte do Governo permitiu o fim da greve.
Ver mais artigos