Em Foco
Mais notícias

Direito de Resposta: “Inspetor Geral de Finanças não é arguido, mas antes promotor e principal interessado em investigação em curso”

IGF garante que foram o Conselho de Inspeção e o Inspetor-Geral da IGF que participaram os indícios de crimes praticados por trabalhadores e em relação aos quais esses trabalhadores foram constituídos arguidos. “Em retaliação, um desses trabalhadores apresentou queixa contra a sua superior hierárquica e contra o Inspetor-Geral no âmbito da auditoria à Cruz Vermelha Portuguesa, os quais imediatamente se disponibilizaram para a realização de todas as investigações judiciais necessárias à salvaguarda do seu bom nome e das instituições públicas visadas e à efetiva condenação do trabalhador, autor de atos ilícitos”, refere. “Assim, o Inspetor-Geral de Finanças não é arguido, mas antes promotor, agente ativo e principal interessado na referida investigação”, conclui.

Livre: Declarações de Joacine “foram gravosas para a honra e dignidade do partido”

O partido anunciou que a deputada não vai sofrer sanções disciplinares, mas “lamenta” as declarações da deputada à comunicação social durante a primeira crise do partido, destacando que não houve qualquer “pedido de desculpas pelas mesmas, esperando que esta situação não se venha a repetir”.

Miguel Albuquerque: “Não informei, nem vou informar” direção do PSD sobre negociações com Governo para OE 2020

Como avançou o Jornal Económico em primeira mão, o PSD Madeira pode votar no Parlamento a favor do OE 2020, se o Governo incluir várias medidas exigidas pela região. O líder do Governo regional disse agora à SIC não estar preocupado com a reação da direção de Rui Rio.

El Confidencial: Galp apresentou proposta por empresa espanhola de energias renováveis

A Zero-E pertence à ACS que é detida pelo presidente do Real Madrid, Florentino Perez. Vários fundos internacionais também estão na corrida à companhia de energias renováveis. Interesse da Galp surge depois de ter vendido a sua carteira de ativos e de clientes de gás petróleo liquefeito em Espanha aos holandeses da SHV Energy.
Em destaque

Quais as vantagens de transferir o crédito à habitação para outro banco?

Provavelmente já ouviu falar de casos de familiares ou de amigos que transferiram o seu crédito habitação para outra instituição e quer perceber as vantagens desta operação. Ou talvez considere que tem o melhor spread e precisa de saber se isso é verdade. Neste artigo, João Morais Barbosa, administrador do Grupo Reorganiza, falar das vantagens de transferir o seu crédito habitação para outro banco.

1,9 mil milhões de pessoas em todo o mundo estão em risco de escassez de água

Segundo o primeiro estudo que analisa todas as fontes de água de alta altitude, sabe-se que as bacias asiáticas são as mais vulneráveis à procura humana e ao aquecimento global, mas o documento demonstra que estas pressões também estão a afetar outros continentes.

El Mundo: A ‘nova Ibiza’ de Portugal atrai o interesse dos investidores internacionais

O investimento da mulher mais rica de Espanha, herdeira do império Zara, na Comporta atraiu o interesse de um dos principais jornais do país vizinho por esta região.

É docente, funcionário ou estudante universitário? Leia o JE em versão digital

O Jornal Económico está disponível nas principais universidades portuguesas, numa iniciativa inédita que conta com o apoio da EDP – Energias de Portugal. Se é estudante, docente ou funcionário de uma das 18 universidades e politécnicos abrangidos, veja como aceder gratuitamente à versão digital da edição semanal JE, com a inovadora solução @office.

O futuro passa pela transformação digital

Nas últimas décadas a tecnologia teve um efeito transformador no funcionamento das empresas e principalmente na vida das pessoas.

Conheça a nova solução de renting para particulares da Renault

A RenaultGest lançou no fim do mês de novembro a sua nova aposta no mercado de renting para particulares. O Renting Renault inclui (quase) tudo a partir de €195 por mês.

Simplifique e melhore a gestão da sua empresa

Gerir a sua empresa não tem de ser complicado basta apenas adotar uma solução de gestão empresarial que consiga fazer mais, mais depressa e que ajude a escalar o seu negócio.

Doenças graves: proteção financeira em tempos de envelhecimento

Doenças como a diabetes mellitus e a demência serão cada vez mais comuns numa população envelhecida. Antecipar o futuro passa por enfrentar esta possibilidade com uma proteção financeira adequada.

O Porto espera por si – e há um Pestana para todos os gostos

Do filigrana a palácios do Século das Luzes. Das margens do Douro às avenidas mais emblemáticas da cidade. Falámos com Mariana Lacerda, diretora de área do Pestana Hotel Group, para lhe dar a conhecer todas as opções de alojamento na Invicta.

A gestão da sua empresa deve ajudá-lo a crescer sem complicações

O software que escolhe para o ajudar na gestão da sua empresa pode ser o seu melhor amigo. É o caso das soluções de gestão empresarial Sage, que lhe oferecem todas as funcionalidades sem perder o poder da personalização.
Leia mais

PSI-20 fecha com perdas tímidas. Galp perde 2%

Segundo os analistas do CaixaBank/BPI Research, a petrolífera liderada por Carlos Gomes da Silva continuou a espelhar o recuo do setor, motivado pela notícia de que a britânica Tullum cortou a sua projeção para a produção e eliminou o dividendo.

Data da entrada em vigor das tarifas adicionais aproxima-se e Wall Street não perdoa

A retalhista AutoZone dispara 8,35 % para 1.268,23 pontos, após ter divulgado os últimos resultados trimestrais e superado as expectativas dos analistas.

Nelson Tanure antecipa-se à assembleia geral e demite-se da Pharol

Em comunicado divulgado pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, a Pharol explicou que “Nelson Sequeiros Rodriguez Tanure renunciou, a 6 de Dezembro de 2019, ao respetivo cargo de membro não executivo do Conselho de Administração” da empresa. Não foram avançados mais detalhes.

OE2020: “Falta de convergência resulta exclusivamente das posições do Governo”, diz PCP

Os comunistas dizem que aprovaram o documento na generalidade se “haver algum conteúdo concreto que justifique esse voto a favor”, mas notam que persistem divergências em relação à utilização dos meios orçamentais.

CDS-PP avança que cenário macroeconómico do OE 2020 é “condizente” com esboço apresentado a Bruxelas

Os democratas-cristãos mostraram “ceticismo” em relação ao linhas gerais apresentadas pelo Governo e definiram o desagravamento da carga fiscal, investimento da saúde e fim das injeções de capital do Fundo de Resolução como prioridades.

Brexit: sondagens apontam para vitória esmagadora dos conservadores

Tudo indica que a aposta em novas eleições, capazes de clarificar o rumo do Reino Unido para fora da União Europeia, será muito compensadora para o primeiro-ministro Boris Johnson. A Casa dos Comuns que irá sair das eleições gerais de 12 de Dezembro deverá contar com uma clara maioria favorável ao Brexit.

Tancos: António Costa indicado como testemunha. Juiz Carlos Alexandre quer ouvi-lo presencialmente no tribunal

Segundo a Sábado, o juiz já terá dado seguimento ao pedido de audição presencial do primeiro-ministro para o Conselho de Estado (CS), o órgão que tem de autorizar o testemunho de António Costa.

COP25: Portugal cai oito posições no Índice de Desempenho das Alterações Climáticas

Portugal caiu oito lugares no Índice de Desempenho das Alterações Climáticas (CCPI na sigla original), com o desempenho do país a descer em quase todas as categorias, segundo o “Índice 2020” hoje divulgado.

Alunos consideram estacionamentos das universidades de Lisboa inseguros

Entre os inquiridos, 56,58% já se sentiu inseguro no percurso para a instituição de ensino superior ou para casa, e 40,8% já foi abordado na paragem de autocarro ou metro e sentiu medo.

Maioria dos adolescentes em Portugal compra tabaco sem entraves

“Em Portugal, a legislação atual relativa ao tabagismo (parcial e fracamente fiscalizada) não está a ser suficiente para travar os adolescentes menores de idade a ter acesso ao tabaco ou fumar”, refere Teresa Leitão, uma das autoras do estudo divulgado pelo Público.

Fique a saber que opções tem caso queira trocar um artigo

Não se esqueça de guardar todos os talões, comprovativos ou recibos. Assim, tem as ofertas todas acauteladas e pode, ainda, fazer as suas contas.

Norte-americanos são os que mais gastaram em alojamento em Portugal

Dados da plataforma de alojamento Uniplaces indicam que os estudantes e profissionais oriundos dos Estados Unidos são os que mais gastam em arrendamento no nosso país, seguidos pelo Reino Unido, França, Holanda e Alemanha.

Quais as vantagens de transferir o crédito à habitação para outro banco?

Provavelmente já ouviu falar de casos de familiares ou de amigos que transferiram o seu crédito habitação para outra instituição e quer perceber as vantagens desta operação. Ou talvez considere que tem o melhor spread e precisa de saber se isso é verdade. Neste artigo, João Morais Barbosa, administrador do Grupo Reorganiza, falar das vantagens de transferir o seu crédito habitação para outro banco.

Já estão abertas as candidaturas ao programa de incubação da Startup Braga

A incubadora está à procura de projetos com elevado potencial empreendedor nos mercados internacionais, que pretendam fixar-se no hub de inovação.

Santa Casa vai lançar fundo com 500 mil euros anuais para apoiar projetos de inovação social

O instrumento de financiamento chega em janeiro. “A intenção é tentar colmatar aquilo que começámos a entender que fazia um pouco falta nalgum dos projetos que tínhamos na Casa do Impacto: filantropia estratégica”, explicou Inês Sequeira, diretora de Empreendedorismo e Inovação Social da SCML.

Empresas inovadoras do Funchal vencem prémios em iniciativa do Turismo de Portugal

Estes são programas que visam promover o empreendedorismo e estimular o desenvolvimento de negócios inovadores com impacto no setor do Turismo.

75 imóveis do MillenniumBCP vão a leilão

75 imóveis habitacionais — apartamentos de tipologias T1 a T4 e moradias V1 a V5 — vão a leilão no próximo dia 14 de Dezembro. O leilão é promovido pela empresa EuroEstates.

Espanha: Luís Simões instala centro de operações em Guadalajara

A empresa de transporte Luís Simões, o mais importante operador nacional no mercado da logística e um dos maiores a nível ibérico, instalou a sua nova sede em Espanha em Guadalajara.

Em Outubro a banca emprestou 943 milhões de euros para compra de casa

Os empréstimos para compra de habitação somaram em Outubro 943 milhões de euros, uns ligeiros 0,43% mais do que em Setembro e menos 0,24% do que em Outubro de 2018.

Baixa do Porto atrai investidores, no 1º semestre tinha em carteira de 50 projectos imobiliários

Nos primeiros seis meses de 2019, entraram em processo de licenciamento um total de 187 projectos imobiliários no conjunto das nove Áreas de Reabilitação Urbana (ARUs) do Porto.

Estudantes norte-americanos são os que mais gastam em arrendamento em Portugal

Os estudantes brasileiros lideram a lista de nacionalidades que mais arrendam em Portugal, no entanto, os estudantes e profissionais dos Estados Unidos são que gastam mais.

Problema da habitação do Porto não se revolve com mais 200 casas em cinco anos.

O PS Porto refere que a Estratégia Local de Habitação (ELH) é insuficiente e não corresponde à dimensão do problema, defendendo que o problema da habitação na cidade não se revolve com mais 200 casas em cinco anos.
Últimas

A alma dos (novos) ricos

A atual busca de prosperidade tem “muito de antipatia pelos outros” e esquece que a riqueza deve ser “parcimoniosa”. “Senão torna-se facilmente uma forma de bestialidade”.

A raiz da crise

Que garantias há de que a ajuda do Estado à comunicação social será isenta de favores e privilégios, que não servirá para financiar grupos suspeitos ou comprar a fidelidade política?

Acidente e força

O falhanço do sistema constitucional americano não é um falhanço do sistema constitucional americano, é um falhanço das “sociedades humanas”, da natureza humana.
Ver mais artigos