É estudante universitário? Saiba como ler o JE gratuitamente

Se estuda ou trabalha num destes estabelecimentos de ensino superior, pode aceder gratuitamente a todos os conteúdos ‘premium’ do Jornal Económico em formato digital, incluindo a edição semanal, os exclusivos JE, os especiais e os suplementos reservados a assinantes. Conheça as vantagens da solução @office.

Como inovar para ter mais e melhor turismo? JE e Altice debatem no Algarve

Primeira conferência do Ciclo Portugal Inteiro, organizada pelo Jornal Económico e pela Altice, tem lugar em Faro na Universidade do Algarve, no próximo dia 27 de maio. Será transmitida em direto no JE TV.

IRS: Fisco enganou-se nas contas? Saiba como exigir de volta o seu dinheiro

Se o Fisco se enganou no seu IRS, apresente uma reclamação graciosa através do Portal das Finanças. É gratuita e não precisa de advogado.

O que muda na fatura das telecomunicaçãos a partir de amanhã?

O regulador das telecomunicações anunciou hoje que as fatura das telecomunicações vão sofrer alterações a partir de amanhã.

A não perder: Fórum Internacional de Negócios a 6 e 7 de junho no Porto

FIN vai realizar-se nos dias 6 e 7 de Junho no edifício da OCC – Ordem dos Contabilistas Certificados. O fórum, que já conta com 2 edições de sucesso, recebeu nas últimas edições ‘speakers’ de excelência e altos quadros e muitos outros líderes de exceção de algumas das mais representativas empresas mundiais.

Conheça os sinais que fazem disparar os alarmes do Fisco 

Muitos consumidores desconhecem, mas o Fisco tem ao seu dispor diversos mecanismos de deteção e combate à fraude fiscal. Um desses instrumentos é o regime das manifestações de fortuna. E há sinais que fazem disparar os alertas. Saiba quais.

Europeias: mais de metade dos portugueses não sabe o nome de um único eurodeputado

Uma sondagem feita pelo ISCTE /ICS para a SIC e o Expresso revela que a maioria dos portugueses concorda que Portugal beneficia por fazer parte do projeto europeu, mas 34% dos inquiridos não sabem em quem votar no próximo domingo.

“Experiência penosa”. CDS-PP questiona Governo sobre atrasos no voto antecipado

Os democratas-cristãos consideram que não há explicação aparente para o caos que se gerou, tendo em conta que o número de eleitores que optaram por esta modalidade já era conhecido a priori pelo Executivo socialista.

Portugueses entre os cidadãos europeus impedidos de votar no Reino Unido

Cidadãos europeus, entre os quais portugueses, foram hoje confrontados com a impossibilidade de votar nas eleições europeias no Reino Unido.

Conselheiros portugueses lamentam resposta ineficaz ao aumento de eleitores no estrangeiro

O Conselho Regional da Europa (CRE) do Conselho das Comunidades Portuguesas (CCP) lamentou esta quinta-feira a falta de resposta ao aumento substancial de eleitores portugueses no estrangeiro, que votam sábado e domingo nas europeias.

Arruada do CDS-PP na Baixa de Lisboa foi atração turística enquanto Cristas tentou reavivar espírito das autárquicas de 2017

Muitos turistas, poucos eleitores portugueses. “Foi uma ação de campanha talvez na rua mais europeia de Portugal”, tentou justificar Nuno Melo. “Provámos em Lisboa que não havia impossíveis”, recordou Assunção Cristas. Ao longo da rua Augusta, ontem, ao final da tarde, a comitiva do CDS-PP deparou com duas faces do passado recente de governação: a “explosão turística” e a “lei das rendas”.

Não sabe em quem votar? Este site ajuda-o a tomar uma decisão informada

Em Portugal, o processo eleitoral decorre apenas no domingo, dia 26, mas o aparecimento de novos partidos a candidatarem-se pode dificultar a escolha dos eleitores na hora das votações.

Preços de Transferência: a resposta às 4 perguntas fundamentais

Os preços de transferência são um aspecto a ter em conta quando se fala de outsourcing, até porque são uma prática cada vez mais generalizada e transversal.

Portugal de braços abertos e com (bastante!) energia

A caminho da sustentabilidade: durante os dias 27 e 30 de maio, Portugal acolhe a EUBCE 2019, a 27ª conferência e exposição europeia de Biomassa.

Schindler nas cidades do presente e do futuro

A construção contemporânea surge indiscutivelmente relacionada com o estilo de vida das cidades atuais, mas também ambiciona projetar o futuro e a forma como as futuras gerações conquistarão qualidade de vida, graças aos processos de reabilitação e à inovação que permite maior eficiência energética.
Mais artigos

Quem vai substituir Theresa May? Estes são os sete candidatos possíveis

As listas de potenciais candidatos à sucessão da ainda primeira-ministras são inúmeras e para todos os gostos. A única vantagem é que quase todas elas começam com o mesmo nome: Boris Johnson.

Grandes devedores da banca: Ferro Rodrigues agenda para dia 28 de maio a reunião que vai definir acesso

Até à implementação das regras de acesso e de divulgação, o relatório extraordinário fica depositado no gabinete do Ferro Rodrigues. Há uma parte do relatório que não será tornado público por causa de questões de sigilo.

‘May Day’ puxa pelas bolsas da Europa. Lisboa não foi exceção

No Reino Unido, confirmou-se o cenário de demissão de Theresa May, que deixa o cargo de Primeira-ministra no dia 7 de junho.  O FTSE 100 subiu 0,65% para 7.277,73 pontos. Por cá o PSI 20 fechou a subir 0,78% para 5.097,28 euros impulsionado pelas ações da EDP; da Sonae; pela REN; pela Jerónimo Martins e pelo BCP.

“Experiência penosa”. CDS-PP questiona Governo sobre atrasos no voto antecipado

Os democratas-cristãos consideram que não há explicação aparente para o caos que se gerou, tendo em conta que o número de eleitores que optaram por esta modalidade já era conhecido a priori pelo Executivo socialista.

Eternos rivais: BMW despede-se do presidente da Mercedes com vídeo provocador

Dieter Zetsche deixou a presidência da Mercedes ao fim de 13 anos. BMW decidiu despedir-se do histórico presidente da marca da estrela de três pontas lançando farpas à sua eterna rival alemã: “Finalmente livre”.

Berardo contra-ataca: “Tenho servido de ‘bode expiatório’. Não vou aceitar passivamente”

Berardo reage às críticas em comunicado e garante que “teria sido mais fácil para não responder às perguntas e esconder-me em ataques de ‘amnésia coletiva’, como tem acontecido com frequência nesta Comissão”.

Mário Centeno responde ao parecer do BCE: “não são questões centrais na reforma que fazemos da supervisão financeira em Portugal”

” Não me passa pela cabeça que nenhuma dessas opções viole os tratados nem a independência que, de forma muito determinada, Portugal atribui ao Banco de Portugal nas competências que essa independência está protegida pelos tratados. Sou insusceptível, como governante, de colocar em causa os tratados europeus”, disse Mário Centeno.

Fisco arrisca-se a devolver ISV de mais carros importados

O Centro de Arbitragem Administrativa já recebeu novos casos após exigir que Fisco entregue 5.500 euros a contribuinte. Setor exige harmonização.

“Contas certas” ou reposição das carreiras dos professores? Portugueses não têm dúvidas

Sondagem realizada pela Pitagórica para a rádio “TSF” e “Jornal de Notícias” não deixa margem para dúvidas: 66% dos inquiridos dão prioridade ao controlo das contas públicas e apenas 14% consideram “mais importante” a reposição das carreiras dos professores e de outros funcionários públicos.

BCE diz que reforma de supervisão de Centeno cria pressão política sobre a função de Governador do BdP

Banco Central Europeu (BCE) já entregou o seu parecer sobre a proposta de reforma de supervisão financeira em Portugal e faz suas algumas das críticas enunciadas pelas entidades de supervisão financeira nacionais, nomeadamente o BdP. Entre as críticas está a possibilidade de a Assembleia da República poder propor ao Conselho de Ministros a cessação do mandato do governador.

Ganhe convites duplos para a sessão de encerramento do FESTin

O Festival Itinerante de Língua Portuguesa (FESTin), que termina esta quarta-feira, junta-se ao Jornal Económico para oferecer cinco bilhetes duplos para a sessão de encerramento, que exibirá o filme “sai de Baixo”.

Resistência: Os 347 portugueses que foram esquecidos na luta contra os nazis

José Manuel Barata-Feyo revela as histórias desconhecidas de centenas de portugueses que lutaram contra os nazis, em “A Sombra dos Heróis”. O autor do livro, feito com base em material inédito, espera que Portugal preste devido reconhecimento a quem não aparece nos livros de História.

Naruhito: Um imperador nascido depois de Hiroxima

O novo chefe de Estado do Japão é o primeiro a não ter vivido a derrota na Segunda Guerra Mundial e dele se aguardam mudanças tranquilas na monarquia mais antiga que existe no Mundo.

José Barata-Feyo e os portugueses que combateram os nazis: “Agora já não temos desculpa nenhuma”

José Manuel Barata-Feyo é o autor do livro que conta a história desconhecida dos resistentes portugueses que lutaram contra o nazismo.

Guerra no crédito à habitação: ‘Spreads’ atingem mínimos de nove anos

Descida dos ‘spreads’ é transversal a quase todos bancos no mercado português. Mas há alguns que estão a descer mais os custos do crédito. Saiba quais.

IRS: Fisco enganou-se nas contas? Saiba como exigir de volta o seu dinheiro

Se o Fisco se enganou no seu IRS, apresente uma reclamação graciosa através do Portal das Finanças. É gratuita e não precisa de advogado.

O que muda na fatura das telecomunicaçãos a partir de amanhã?

O regulador das telecomunicações anunciou hoje que as fatura das telecomunicações vão sofrer alterações a partir de amanhã.

Arruada do CDS-PP na Baixa de Lisboa foi atração turística enquanto Cristas tentou reavivar espírito das autárquicas de 2017

Muitos turistas, poucos eleitores portugueses. “Foi uma ação de campanha talvez na rua mais europeia de Portugal”, tentou justificar Nuno Melo. “Provámos em Lisboa que não havia impossíveis”, recordou Assunção Cristas. Ao longo da rua Augusta, ontem, ao final da tarde, a comitiva do CDS-PP deparou com duas faces do passado recente de governação: a “explosão turística” e a “lei das rendas”.

Paulo Sande: “Vamos eleger dois eurodeputados do Aliança e será bom para o país ter uma nova atitude na Europa”

O cabeça-de-lista do novo partido Aliança expressa a sua confiança na obtenção de um bom resultado nas eleições europeias, sublinha a importância de “encontrar um equilíbrio” entre o federalismo e o soberanismo, propõe “deputados-sombra” para assegurar um maior escrutínio e quer que todas as normas europeias sejam avaliadas do ponto de vista do impacto ambiental.

Deputados da Comissão para o Reforço da Transparência fazem balanço dos três anos de trabalhos

“Francamente positivo”, diz Pedro Delgado Alves (PS). “Deram-se importantes passos”, reconhece Álvaro Batista (PSD). “A transparência ficou pelo caminho”, critica Vânia Dias da Silva (CDS-PP). “Teremos um conjunto de medidas demagógicas e de mera cedência a populismos”, lamenta António Filipe (PCP).

Bruxelas elege programa português como caso de sucesso na inclusão digital

Apps for Good Portugal foi destacado pela Comissão Europeia no relatório “Inspirational practices for tomorrow’s inclusive digital world”.

Local Tuk Tuk investe em Madrid e cria novo negócio com os veículos

“O mercado espanhol é cerca de quatro vezes maior. Espanha é muito mais apetecível porque está a crescer”, refere o fundador, Filipe Figueiredo. Além das típicas tours, a empresa portuguesa apostou na venda e aluguer das viaturas. Em 2018, a faturação da empresa com esta unidade de negócio foi de cerca de um milhão de euros.

DefinedCrowd lança Neevo app

Empresa fundada pela portuguesa Daniela Braga disponibilizou aplicação mobile que permite a todos fazerem parte do futuro da Inteligência Artificial de forma mais eficiente e rápida.

“Habitação para todos”: movimento de cidadania europeia chega a Portugal

A associação Habita e o movimento Morar em Lisboa aderem a iniciativa de cidadania europeia que visa enfrentar a crise da habitação, promovendo uma petição que exige “habitação para todos”.

Salão Imobiliário do Porto de 6 a 9 de Junho na Exponor

Cento e trinta empresas vão estar na 2.ª edição do Salão Imobiliário do Porto (SIP), que decorre de 6 a 9 de Junho na Exponor, e que, segundo a organização, quer assumir-se como “o maior evento imobiliário na região Norte”.

Montijo Retail Park já foi inaugurado

O Montijo Retail Park, já abriu as suas portas e inaugurou oficialmente ao público. Com 18.000m2 de área bruta locável, seis unidades comerciais de grande e média dimensão, o espaço é propriedade da Commerz Real e tem como entidade gestora a Multi Portugal.

Porto: Quinta de Vilar, o ‘romântico” e o contemporâneo

O projecto inclui a reabilitação de um antigo palacete e a construção de um novo edifício moderno. Contempla a remodelação do palacete centenário e a construção de 43 novos apartamentos.

Mercados alternativos são o futuro do mercado imobiliário?

O que os jovens de hoje querem em termos de habitação e de locais de trabalho? Os novos residentes das cidades são hoje os millennials, os digital nomads, os young profissionals, ou os expats e o imobiliário não pode ficar alheia a essa transformação.

Sonae Arauco recebe prémio "Best Digital Transformation Enterprise"

A Sonae Arauco é a primeira empresa portuguesa a receber o prémio "Best Digital Transformation Enterprise", pela estratégia de digitalização da sua organização, fazendo evoluir o seu modelo de negócio para o digital.

PremiumPonte de Sor cria condições para manutenção de Boeing e Airbus

A construção de um grande hangar, capaz de acolher aviões comerciais de médio curso para realizar operações de manutenção é o próximo projeto que a Câmara de Ponte de Sor levará a concurso. O investimento será de 4 milhões. Criará 200 empregos.

PremiumIndústrias de Defesa vão ter novo modelo de gestão neste verão

A liquidação da EMPORDEF estará concluída nos próximos dois meses, admite o Ministério da Defesa, o que permitirá avançar com um novo paradigma empresarial de gestão das participadas industriais.

Premium‘Primeira volta’ das legislativas vai deixar tudo em aberto

Eleições europeias deste domingo tornaram-se uma avaliação deste Governo, por iniciativa do primeiro-ministro António Costa. Depois da “crise dos professores”, o PS voltou a distanciar-se do PSD, mas com que efeitos a médio prazo e nas legislativas?

PremiumMultibanco entra no ‘radar’ da Visa

SIBS desperta interesse em vários players do setor financeiro, mas falta consenso entre bancos acionistas. Santander reafirma oposição à venda.

PremiumEndesa de olho nas barragens da EDP

Nuno Ribeiro da Silva está atento aos ativos que a EDP vier a colocar à venda no mercado, incluindo as barragens, eólicas e redes de distribuição. O líder da Endesa critica o modelo da tarifa social em vigor.

PremiumPatrick Monteiro de Barros: “Berardo foi financiado pela estratégia de domínio do BCP de Sócrates”

Empresário e ex-acionista do Grupo Espírito Santo diz que “Joe Berardo foi financiado para adquirir ações do BCP e fazer parte de um núcleo que iria dominar o banco na linha imposta pelo primeiro-ministro de então”.
Últimas

BCP compromete-se a apresentar contraproposta salarial para 2018

Presidente do Sindicato dos Bancários do Norte diz que o BCP se comprometeu a entregar uma contraproposta “no início da próxima semana” para ser avaliada pelos sindicatos e discutida na próxima reunião.

‘Jogo Económico’: Veja aqui o programa desta semana

Acompanhe o “Jogo Económico” em direto todas as sextas-feiras, às 20h00, no site e nas redes sociais do Jornal Económico. E reveja-o através da plataforma multimédia JE TV.

Guerra no crédito à habitação: ‘Spreads’ atingem mínimos de nove anos

Descida dos ‘spreads’ é transversal a quase todos bancos no mercado português. Mas há alguns que estão a descer mais os custos do crédito. Saiba quais.

Tribunal da Concorrência confirma coimas a ex-responsáveis do Banif

O TCRS confirmou assim as coimas aplicadas, em julho de 2018, pelo Banco de Portugal (BdP), por incumprimento do limite de 10% dos fundos próprios do Banif na concessão de crédito a entidades dependentes, direta ou indiretamente, da Herança Indivisa de Horácio Roque.

“Sinto-me desolado”. Trump elogia May após demissão de primeira-ministra

“Sinto-me desolado por Theresa. Aprecio-a enormemente”, declarou Trump no relvado da Casa Branca, antes de partir para um périplo que o levará ao Japão e, entre 03 e 05 de junho, ao Reino Unido.

Assinado contrato de 130,5 milhões de euros para novo troço da ferrovia entre Sines e Caia

“O contrato foi assinado esta semana e segue agora para o Tribunal de Contas, para obtenção do visto prévio, após o qual a obra poderá ser consignada e começar no terreno”, adiantou à agência Lusa fonte da IP.
Ver mais artigos