Em Foco
Leia mais

Venezuela: Ex-juiz Baltasar Garzón diz que Cabo Verde está a ceder a pressões dos Estados Unidos

O ex-juiz espanhol Baltasar Garzón considera, em entrevista à Lusa, que Cabo Verde mostra ceder às pressões dos Estados Unidos, acusando os norte-americanos de promoverem a “detenção ilegal” de Alex Saab, depois de “fabricar” um mandado de detenção internacional.

Negociação para intervenção na Cabo Verde Airlines “é complexa”, afirma primeiro-ministro cabo-verdiano

Cabo Verde permanece encerrado a voos internacionais, mantendo apenas, desde 1 de agosto, um “corredor aéreo” com Portugal para “voos essenciais” nos dois sentidos, que obrigam à apresentação de testes negativos à covid-19.

Pandemia impede banca cabo-verdiana de distribuir lucros recorde de 30 milhões de euros

Os sete bancos cabo-verdianos que podem trabalhar com clientes residentes no arquipélago somaram lucros recorde superiores a 30 milhões de euros em 2019, mas os riscos associados à pandemia de covid-19 impediram a distribuição de dividendos pelos acionistas.

S&P piora perspetiva de evolução de Cabo Verde e mantém rating no ‘lixo’

A agência de notação financeira Standard & Poor’s anunciou este sábado que piorou a perspetiva de evolução da economia de Cabo Verde para negativa, mantendo o ‘rating’ do país em B (‘lixo’), abaixo do nível de recomendação de investimento.

Operações na rede interbancária cabo-verdiana crescem há três meses

Apesar de recuperar face aos meses de junho, maio e abril, os registos de julho continuam em mínimos históricos, representando quebras de 4,7% em valor, relativamente ao total transacionado em julho de 2019, mas um aumento de 1,9% em quantidade.

Banco cabo-verdiano participado pelo Novo Banco passa de prejuízos a lucros de 1,3 milhões de euros

O IIB Cabo Verde, banco liderado pelo grupo IIB do Bahrain, e participado em 10% pelo Novo Banco português, passou de prejuízos consecutivos para lucros de 1,3 milhões de euros em 2019, mas não vai distribuir dividendos.

Apoio português reforça capacidade na ilha do Fogo

A cooperação entregou às autoridades cabo-verdianas dois equipamentos para a realização de testes de diagnóstico PCR à covid-19 e material de laboratório, o que permitirá diminuir o tempo de espera da testagem.

Cabo Verde confirma rescisão de contrato com a portuguesa Sevenair

“Não conseguiu cumprir as obrigações contratualmente estabelecidas, pois continuava, segundo nos foi comunicado pela própria empresa, dependente da Airbus Militar [para modernização os aviões CASA]”, refere o governo cabo-verdiano.

Banco cabo-verdiano da CGD com melhor resultado de sempre em 2019

O resultado líquido do Banco Interatlântico cabo-verdiano praticamente triplicou no ano passado, comparativamente a 2018, para 4,3 milhões de euros.

Défice das contas públicas de Cabo Verde triplicou de abril para maio

A taxa de desemprego no país deverá duplicar até final do ano, chegando a quase 20%.

Cabo Verde prevê linhas de crédito para pequenos produtores agropecuários

Agricultura representa 8% do PIB de Cabo Verde. Governo cabo-verdiano fala na necessidade de medidas extraordinárias e urgentes “de modo a evitar interrupções na produção e no abastecimento regular de alimentos à população”.

Histórico complexo salineiro na ilha do Sal vai ser recuperado e ter museu

O ministro da Cultura cabo-verdiano definiu esta quarta-feira o restauro do complexo industrial salineiro de Pedra de Lume, que prevê um museu dedicado à secular atividade, como uma obra “prioritária” do Governo para o pós-pandemia.

Tribunal Constitucional de Cabo Verde permite camisolas e máscaras como propaganda eleitoral

O TC cabo-verdiano anulou a proibição decretada pela Comissão Nacional de Eleições para a campanha para as eleições autárquicas de 25 de outubro.

Municípios querem plano de desenvolvimento sustentável da ilha de Santo Antão

As três câmaras municipais da ilha cabo-verdiana pretendem um plano destinado ao desenvolvimento regional “como um todo”.

BIC prevê transformar ‘offshore’ em Cabo Verde em banco comercial

O banco participado maioritariamente pela empresária angolana Isabel dos Santos apresentou lucros de seis milhões de euros em 2019, um aumento de 14,8% face ao ano anterior, com apenas onze trabalhadores.

Presidente de Cabo Verde diz-se “desconfortado” com aeroporto internacional sem aviões 

“Não havia aviões de maior porte, movimentação de passageiros, estrangeiros, como costumava ver quando chegava aqui ao Sal. Isso logo dá-me uma sensação de algum desconforto, de alguma tristeza”, admitiu Jorge Carlos Fonseca.
Ver mais artigos