Em Foco
Leia mais

Preços em Cabo Verde inalterados pelo segundo mês consecutivo

Desde o início do ano, a taxa de variação acumulada do IPC cabo-verdiano continua negativa, refletindo uma quebra global nos preços de – 0,5%, um valor 1,1 pontos percentuais inferior ao mesmo período de 2019.

FMI melhora previsão de queda do PIB em África para 3%

A região deverá registar um crescimento negativo de 3%, melhor do que a recessão de 4,4% prevista em abril, e ligeiramente melhor que a atualização de junho do relatório, que apontava para uma quebra de 3,2% no produto interno bruto.

Governo cabo-verdiano quer renegociar contrato de concessão das ligações marítimas

O Governo cabo-verdiano admite renegociar no próximo ano o contrato de concessão do serviço público de transporte interilhas de passageiros e carga, assumido desde 2019 pela CV Interilhas, liderada pela portuguesa Transinsular.

Procura turística por Cabo Verde deverá recuar este ano a níveis de 2005

A previsão, que agrava a estimativa anterior, consta dos documentos de suporte à proposta de lei do Orçamento do Estado para 2021, no dia em que o arquipélago reabre os quatro aeroportos internacionais a voos comerciais do exterior, suspensos desde 18 de março para conter a transmissão da covid-19.

Fórum Energia e Clima vai criar observatório para os países lusófonos 

“O que estamos a fazer (…) é uma amostra muito importante de recolha de dados e de informação, para promover a reunião dessa informação neste observatório, de forma a transmitirmos à ciência e à sociedade em geral um conhecimento maior sobre o problema das alterações climáticas”, disse Ricardo Campos

Dívida pública de Cabo Verde renova máximos em agosto acima de 2.245 milhões de euros

O ‘stock’ da dívida pública cabo-verdiana renovou máximos históricos em agosto, para mais de 2.245 milhões de euros, equivalente a 134,9% do Produto Interno Bruto (PIB) cabo-verdiano, segundo dados oficiais.

Cabo Verde com défice de 3,5% do PIB até agosto

“Esta performance resulta da evolução desfavorável das receitas totais, da diminuição do programa de investimento público, conjugado com um ligeiro agravamento das despesas totais”, lê-se no documento, sobre a evolução do défice cabo-verdiano em 2020.

Banco de Cabo Verde pede estratégias e políticas financeiras prioritárias

O banco central cabo-verdiano aponta deterioração expressiva da balança de pagamentos até junho, nomeadamente o agravamento do défice da balança corrente e da balança financeira, e a “fraca dinâmica da economia nacional”.

Preço do gasóleo desce em Cabo Verde

A Agência Reguladora Multissectorial da Economia estabeleceu, porém, um aumento no custo do gás butano, que passa a ser vendido a granel por 117,60 escudos cabo-verdianos/Kg.
Universidade de Coimbra

Cabo Verde terá mais um laboratório de virologia na próxima semana

A Cidade da Praia continua como principal foco de contágio no arquipélago e, de acordo com o ministro cabo-verdiano Arlindo do Rosário, vão ser reforçadas algumas medidas, nomeadamente, o acompanhamento das pessoas que fazem internamento domiciliar.

Pedir fatura em Cabo Verde vai dar direito a sorteio de prémios 

O Governo cabo-verdiano prevê lançar no próximo ano sorteios para atribuição de prémios aos contribuintes que pedem faturas e recibos com número de identificação fiscal, assumindo tratar-se de uma forma de travar a evasão fiscal.

Cabo Verde espera receita de impostos novamente acima de 20% do PIB em 2021

No Orçamento Retificativo para 2020, que entrou em vigor em agosto, o governo cabo-verdiano inscreveu a previsão de arrecadar 33.953 milhões de escudos (306,6 milhões de euros) com a receita fiscal, uma quebra de 19,2% face a 2019.

Decisão sobre prisão preventiva de Alex Saab volta ao Tribunal da Relação

Os Estados Unidos acusam Alex Saab de ter branqueado 350 milhões de dólares para pagar atos de corrupção a Nicolás Maduro, através do sistema financeiro norte-americano, enquanto a defesa do empresário colombiano afirma que este viajava com passaporte diplomático, enquanto “enviado especial” do Governo da Venezuela e que por isso a detenção foi ilegal.

Angola cria comissão multissetorial para preparar presidência da CPLP

A comissão, responsável por elaborar o programa para a presidência angolana e o respetivo orçamento, inicia os seus trabalhos seis meses antes de esta se iniciar – cuja data está ainda por definir – e termina três meses depois da passagem de pastas para a nova liderança.

União Europeia já apoiou Cabo Verde com quase 19 milhões de euros

Além desses desembolsos no âmbito da pandemia, a embaixadora Sofia Moreira de Sousa disse que a União Europeia continua a trabalhar com muitos projetos de “valores consideráveis”, com a sociedade civil e com várias instituições cabo-verdianas.

João Ribeiro de Almeida nomeado presidente do Instituto Camões

O embaixador de Portugal na Argentina irá substituir Luís Faro Ramos no cargo a partir do próximo dia 1 de novembro.
Ver mais artigos