Económico Cabo Verde
Mais artigos

De Portalegre a Cabo Verde. Marcelo define périplo do Dia de Portugal

O chefe de Estado já tinha anunciado, no dia 31 de dezembro, em passagem pela Cidade da Praia, em Cabo Verde, que em 2019 as comemorações do 10 de Junho iriam realizar-se também naquele país.

Presidente de Cabo Verde defende diálogo para reforçar sistema democrático

Para Jorge Carlos Fonseca, o sistema democrático é um processo em “construção permanente” que exige constante aperfeiçoamento e adaptação, por isso as instituições não podem ser “estáticas”, mas sim têm que se adequar às transformações socioculturais.

Estado cabo-verdiano perde controlo da Cabo Verde Fast Ferry

A empresa de transportes marítimos passou a ser controlada (51%) por acionistas privados. No ano passado, a Cabo Verde Fast Ferry e a Polaris foram excluídas do concurso para a Concessão do Serviço Público de Transporte Marítimo de Passageiros e Carga Inter-ilhas por não cumprimento dos requisitos exigidos quanto à capacidade financeira. O grupo português Transinsular venceu-o.

Associação de Castro Verde oferece roupas a alunos cabo-verdianos

A oficina de costura solidária da Associação Sénior Castrense doou 90 vestidos e 30 calções a alunos de Planalto Norte e Casa de Meio, no Porto Novo.

Portugal desce no ranking mundial da democracia. Cabo Verde lidera entre os lusófonos

A média global do índice de democracia no mundo manteve-se estável em 2018 pela primeira vez em três anos, mas 42 países baixaram a sua cotação e apenas 4,5% da população vive em plena democracia, segundo o The Economist.

“Pequenas agências de viagens têm ir ao encontro dos mercados emissores de turistas”

O primeiro-ministro cabo-verdiano respondeu à crítica da Associação das Agências de Viagens de Cabo Verde de que a Taxa de Segurança Aeroportuária beneficia essencialmente as grandes agências. Ulisses Correia e Silva desafia à procura de mercados diferenciados, que não sejam os das ilhas do Sal e da Boavista.

Isenção de vistos para Cabo Verde alargada a cidadãos de 36 países europeus

Cidadãos de 36 países europeus deixaram desde terça-feira de estar obrigados a um visto de curta duração para entrar em Cabo Verde, mais quatro do que os anunciados inicialmente pelo Governo, segundo uma retificação publicada entretanto em Boletim Oficial.

Governo de Cabo Verde acorda recompra de títulos de consolidação financeira do BCA

A informação da recompra foi avançada num comunicado, emitido pelo governo, que refere que após um diálogo no sentido de encontrar um mecanismo para executar o reembolso dos TCMF, de que o BCA é titular, foi assinado com esta instituição financeira o acordo de recompra.

Presidente de Cabo Verde promulga Orçamento do Estado para 2019

Para este ano, o governo cabo-verdiano prevê um crescimento económico entre os 4,5 e 5,5%, uma redução da dívida pública de 127,9% para 126,3% do PIB, um défice de 3%, redução da taxa de desemprego de 12,2% para 11,5% e inflação entre 1,5 e 2%.

Banco Mundial vai reforçar financiamento nos países africanos da CPLP

O Banco Mundial vai reforçar o investimento em todos os países africanos membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, disse a vice-presidente de Políticas de Operações e Serviços de País daquela instituição, Manuela Ferro.

INE de Cabo Verde nega interferência do Governo na produção e difusão de estatísticas

O Instituto Nacional de Estatística considera falsa a afirmação de um dos deputados do Partido Africano da Independência de Cabo Verde, da oposição, segundo a qual “os dois técnicos que apoiaram a UCID nas últimas eleições em Cabo Verde estão na prateleira no INE”.

Governo de Cabo Verde considera crucial reforçar controlo das bebidas alcoólicas

A proposta de lei para o álcool proíbe os locais autorizados para venda de bebidas alcoólicas a realizarem descontos e promoções de tipo consumo mínimo livre.

Governo cabo-verdiano lança concurso para financiamento de investigação

Aquilino Varela anunciou que o Fundo de Pesquisa para Desenvolvimento já foi criado, mas aguarda a validação política.

Desemprego em Cabo Verde é uma questão estrutural, afirma economista João Cardoso

Opinião partilhada pelo sociólogo Olavo Delgado, também orador, para quem a economia cabo-verdiana tem sido incapaz de captar a quantidade de mão-de-obra que está disponível no mercado.

Tráfego de mercadorias nos portos cabo-verdianos cresceu 12,6% em 2018

De acordo com a autoridade portuária de Cabo Verde, no ano passado, registou-se um “aumento robusto” de 109% nas escalas de navios cruzeiros, 199 escalas, e um acréscimo de 23,9% de passageiros.

Governo de Cabo Verde estuda nova modalidade de financiamento no ensino superior

Para alunos que frequentam o ensino superior em Portugal, foram atribuídas 100 bolsas de estudo e os restantes foram para outros países que acolhem os estudantes cabo-verdianos.
Ver mais artigos