Em Foco
Leia mais

Portugal e Cabo Verde abrem corredor aéreo para voos essenciais

Depois de 15 voos de repatriamento nos últimos meses, que incluíam turistas retidos, os dois países abrem agora a abrangência das ligações, com ligações essenciais, por motivos de doença, negócios, estudos, profissionais, oficiais e familiares.

Governo cabo-verdiano corta 25% do investimento no terminal de cruzeiros em São Vicente

O terminal deverá permitir receber anualmente 200 mil turistas de cruzeiro.

Máscaras descartadas nas ruas em Cabo Verde preocupam ambientalistas

“Uma das primeiras coisas que nos alertou sobre o uso de máscaras foi essa questão da poluição, porque muita gente ainda não tem aquela cultura de limpeza, de não deitar lixo no chão”, começou por dizer à agência Lusa, César Freitas, membro do Movimento Contra a Poluição em Cabo Verde.

Mais de 10% do orçamento dos militares cabo-verdianos é para atualizar salários

De acordo com a proposta de lei do Orçamento do Estado Retificativo, que dentro de uma semana volta à Assembleia Nacional para votação final, as Forças Armadas contam com um ligeiro aumento da dotação para 2020, que passa a ser de 10,3 milhões de euros.

Primeiro-ministro de Cabo Verde diz que desenvolvimento sustentável é “dos maiores desafios” do país

“É confiarmos nas nossas capacidades, nos cabo-verdianos e naquilo que podemos fazer, particularmente para superar esse período”, referiu Ulisses Correia e Silva, no âmbito das comemorações do 45º aniversário da independência de Cabo Verde.

Cabo Verde usa 3% do novo orçamento para reforçar SNS

A maior fatia dessa dotação, no valor de 600 milhões de escudos (5,5 milhões de euros) está reservada para a aquisição de um “avião para emergências”.

Banco Mundial financia Cabo Verde com 25 milhões de dólares

O Banco Mundial vai disponibilizar este mês a Cabo Verde um empréstimo adicional de 25 milhões de dólares para financiar os esforços para ultrapassar a crise sanitária e económica.

Empresário Alex Saab regressa a cadeia no Sal por razões de segurança

Alex Saab, detido em Cabo Verde a pedido dos Estados Unidos, que o consideram testa-de-ferro do Nicolás Maduro, foi transferido para a prisão na ilha do Sal, alegando o tribunal razões de segurança.

Pandemia corta 4 milhões de euros aos órgãos de soberania em Cabo Verde

Os cortes previstos na proposta de Orçamento Retificativo afetam a Assembleia Nacional, o gabinete do primeiro-ministro e a Presidência da República, ao nível de dotações provisionais relativas a pessoal, “suspendendo os concursos de recrutamento não efetivados, bem como horas extras”, mas também nos gastos com combustíveis e outras despesas “de caráter não obrigatório”.

Cabo Verde otimista quando à aprovação do acordo de mobilidade na CPLP

O chefe de Estado cabo-verdiano, que é presidente em exercício da CPLP, disse estar otimista quando à aprovação do dossiê da mobilidade na comunidade lusófona.

Banco de Cabo Verde prevê vender sede e edifícios por mais de 3,2 milhões de euros

A administração do Banco de Cabo Verde (BCV) esclareceu esta segunda-feira que a venda da atual sede e mais dois edifícios na Praia será feita por mais de 3,2 milhões de euros, conforme avaliação de peritos aos imóveis.

Cabo Verde Airlines em risco de desaparecer

O vice-primeiro-ministro cabo-verdiano, Olavo Correia, afirmou que, sem a intervenção do Estado, a Cabo Verde Airlines (CVA) “desaparecerá”.

Paulo Macedo diz que fecha venda do banco em Cabo Verde em breve e adia ‘sine die’ venda no Brasil

Esta venda da participação social no Banco Comercial do Atlântico estava prevista no plano estratégico da CGD para 2017-2020 negociado com a DGComp de Bruxelas. Já o banco do Brasil não vai ser vendido dentro do prazo estabelecido no acordo com a Comissão Europeia.

PremiumPrimeiro-ministro de Cabo Verde: “Ajuda externa tem de evitar o colapso de países vulneráveis”

Primeiro-ministro cabo-verdiano diz que o Governo está a prolongar as medidas de proteção do emprego, das empresas e dos rendimentos.

Orçamento retificativo de Cabo Verde foi aprovado com redução de 13%

A proposta, apresentada pelo deputado do MpD e presidente do Conselho de Administração da Assembleia Nacional, Austelino Correia, prevê receitas de 871 milhões de escudos (7,9 milhões de euros), menos 13% do orçamento inicial, que era de 995 milhões de escudos (9 milhões de euros)

Cabo Verde Airlines precisa nova injeção financeira

A administração da CVA assume que aguarda com “expetativa e esperança” de que “outras ações sejam tomadas eminentemente pelos acionistas da companhia aérea, a fim de melhorar a liquidez atual da empresa em benefício de seus funcionários, credores e todas as demais partes interessadas”.
Ver mais artigos