Os automóveis, tal como os conhecemos, podem vir a ser uma espécie em vias de extinção na Alemanha. O aumento das taxas sobre os motores de combustão interna faz parte de uma resolução aprovada pelo Parlamento alemão, que pode mudar radicalmente a circulação nas estradas – A partir de 2030 passam a ser proibidos automóveis movidos a gasolina ou gasóleo na Alemanha, avança a Forbes.
De acordo com a Forbes, esta resolução não tem efeitos nos restantes países da União Europeia (EU), mas os alemães procurarão influenciar as autoridades europeias em Bruxelas, a chegar a dar incentivos fiscais apenas a veículos eléctricos a partir de 2030.
A Alemanha não é o primeiro país a falar neste tema. Em junho, o jornal norueguês “Dagens Naeringsliv” avançou que os políticos tinham chegado a um acordo para que em 2025, a totalidade das viaturas a circular na estrada fosse 100% dependente de energias renováveis. Em abril tinha sido o partido trabalhista holandês a propor acabar com a venda de veículos a gasolina e gasóleo também até 2025.
Cerca de metade do parque circulante europeu é composto por viaturas movidas a diesel. Após o escândalo da Volkswagen, que implementou um software para falsificar resultados de testes de emissão de poluentes, as vendas de diesel caíram 5% na Alemanha e 12,9% nos Países Baixos.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com