[weglot_switcher]

António Correia de Campos elogia “bom desempenho orçamental” da Madeira

O presidente do Conselho Económico e Social esteve presente numa conferência promovida pelo Gabinete de Estudos do PSD Madeira onde destacou o crescimento das exportações, o aumento do emprego e do PIB da Região.
11 Abril 2018, 10h14

A adopção de “um cabaz de medidas de desenvolvimento económico” que provocaram “um crescimento das exportações, o aumento do emprego, investimento privado e público e do Produto Interno Bruto (PIB)”, foram alguns dos elogios que António Correia de Campos, presidente do Conselho Económico e Social, deixou relativamente ao desempenho da Madeira.

António Correia de Campos esteve presente na passada terça-feira na conferência ‘Perspetivas de Desenvolvimento Económico e Social da Madeira’ promovida pelo Gabinete de Estudos do PSD Madeira, na reitoria da Universidade da Madeira.

Apesar das referências feitas por António Correia de Campos ao desempenho positivo da Madeira em vários parâmetros económicos o presidente do Conselho Económico e Social deixou alguns alertas.

Entre esses alertas estiveram “as ameaças à sustentabilidade demográfica, devido ao elevado índice de envelhecimento conjugado com a diminuição da natalidade e dos ciclos migratórios”.

Por seu lado o presidente do Gabinete de Estudos do PSD Madeira, Francisco Santos, realçou nesta conferência, inserida na iniciativa ‘Compromisso Madeira’, que na definição de um plano estratégico para a Madeira consta “um projeto de políticas públicas” para as mais diversas áreas.

“Queremos uma Região cada vez mais autonómica, ambientalmente mais sustentável, culturalmente ativa, económica e financeiramente autossuficiente”, destacou Francisco Santos.

Foi sublinhada, por Francisco Santos, a necessidade de se aplicar “o princípio da subsidiariedade entre a Madeira e a República” tal como se aplica entre a República e a União Europeia.

Para Francisco Santos o desenvolvimento económico e social da Madeira passa muito pela “questão da subsidiariedade, do Estatuto Político Administrativo e de uma revisão constitucional”

Em maio é discutida a fiscalidade no âmbito do ‘Compromisso Madeira’ numa iniciativa que se vai estender até ao próximo ano. Este ciclo de debates e conferência, promovido pelo PSD Madeira, pretende olhar para a ilha numa perspetiva de futuro e definir um plano estratégico para o Desenvolvimento Económico e Social da Região.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.