[weglot_switcher]

Novo chairman da CGD é António Farinha de Morais

Lista de administradores da Caixa Geral de Depósitos será entregue esta semana ao Banco de Portugal, sabe o Jornal Económico.
28 Abril 2021, 16h02

António Farinha de Morais, ex-administrador do BPI, é o novo chairman da Caixa Geral de Depósitos (CGD), apurou o Jornal Económico. O Estado já concluiu a lista de administradores do banco do Estado que será levada à Assembleia Geral de maio.

A lista de administradores do banco que manterá Paulo Macedo como CEO será enviada esta semana para o Banco de Portugal, mas o processo de avaliação e adequação não ficará concluído antes de a nova administração para o mandato 2021-2024 ser aprovada na Assembleia Geral anual que se realiza neste mês de Maio.

O ministro das Finanças, João Leão, já anunciou que Paulo Macedo continuará a ser o presidente executivo da CGD.

Para a administração, e segundo noticiou recentemente o “Expresso”, a Caixa tem na lista que enviou às Finanças duas mulheres para integrarem a comissão executiva no próximo mandato. São elas Manuela Ferreira, quadro do banco público desde 1995, e Madalena Talone, que está no BPI desde 2004.

Se a lista for aprovada pelo BCE, as duas gestoras vão substituir Carlos Albuquerque e José de Brito (este último é o atual administrador financeiro) na comissão executiva. Sobe assim o número de mulheres na administração executiva do banco, já que Maria João Carioca irá manter-se no próximo mandato. Serão três mulheres em oito membros, tal como prevê o Plano de Sucessão da CGD, designadamente em termos de diversidade de género.

Tal como noticiado pelo JE, para que os novos administradores da CGD estivessem aprovados pelo Mecanismo Único de Supervisão do BCE antes da AG de maio, e tendo em conta que em média um processo de avaliação da adequação e idoneidade (fit and proper) leva três meses a ficar concluído, a lista teria de estar no supervisor bancário até ao fim de fevereiro, algo que não aconteceu.

António Farinha de Morais nasceu em 2 de Agosto de 1951, licenciou-se em 1974 em Finanças pelo Instituto Superior de Economia da Universidade Técnico. Para além de ser administrador executivo do BPI, tendo renunciado esta semana, era também administrador da Companhia de Seguros Allianz Portugal e do BPI Madeira SGPS. De todos terá saído para substituir Rui Vilar na presidência não executiva da CGD.

Farinha de Morais já era administrador executivo do banco, quando este tinha como CEO, Fernando Ulrich e manteve-se com Pablo Forero e com João Pedro Oliveira e Costa.

Entre 1992 e 1996 foi administrador do Banco de Fomento e Exterior e do Banco Borges & Irmão.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.