[weglot_switcher]

Empresas espanholas ponderam deslocalização para Portugal devido a alterações fiscais

Stella Raventós, presidente da Associação Espanhola de Assessores Fiscais, reconheceu que a associação recebeu diversos pedidos de consultas de empresas e de investidores sobre a possibilidade de se deslocarem para para Portugal e para o Reino Unido depois de o governo de coligação espanhol ter anunciado a subida de impostos.
24 Janeiro 2020, 15h13

As alterações fiscais no acordo para formar um governo de coligação em Espanha entre o PSOE e o Podemos levou empresas espanholas a ponderarem deslocarem-se para Portugal e para o Reino Unido, tendo pedido assessoria junto da Associação Espanhola de Assessores Fiscais (AEDAF), notícia o “Expansión“, esta sexta-feira.

A publicação revela que a “AEDAF recebeu várias consultas de empresas e de investidores para inteirarem-se sobre as opções de se deslocalizarem para o estrangeiro depois do anúncio das alterações e das subidas de impostos do novo governo de coligação.

Stella Reventós, presidente da AEDAF, disse que a segurança jurídica em Espanha é “um imperativo legal” e que, no país vizinho, existe uma “contínua alteração de normas” que penaliza as empresas na hora de realizarem investimentos.

A presidente da AEDAF reconheceu que a associação recebeu diversos pedidos de consultas de empresas e de investidores sobre a possibilidade de se deslocarem para para Portugal e para o Reino Unido.

A situação não surpreendeu Stella Raventós porque defendeu que a concorrência entre os países europeus também se faz a nível fiscal, tal como se faz entre as ‘comunidades autónomas em Espanha’.

“Se um Estado decide subir muito os impostos, as pessoas mudam-se para outro”, frisou Stella Raventós.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.