Na sequência do contrato adjudicado ao consórcio Siemens-Stadler, para a aquisição de 14 carruagens em unidades triplas para renovar a sua frota de comboios, o Metropolitano de Lisboa vai passar a dispor de um dos sistemas de sinalização mais avançados do Mundo.
A vertente das carruagens está a cargo da fabricante Stadler, enquanto o sistema de sinalização será fornecido pela Siemens Mobility.
O sistema de sinalização, designado CBTC – Communications-Based Train Control, TRainguard MT, será instalado nas linhas azul, amarela e verde do Metro de Lisboa, substituindo os atuais equipamentos.
O CBTC, além de estar já incorporado nas 14 novas carraugens contratadas, será também instalado em 70 unidades da atual frota do Metropolitano de Lisboa.
“A colaboração entre a Siemens e a Stadler permite a celebração deste importante contrato para a cidade de Lisboa em que se instalará pela primeira vez o CBTC em sistemas de metropolitano em Portugal”, destaca Manuel Nunes, CEO da Siemens Mobility Portugal.
Segundo um comunicado do consórcio Siemens/Stadler, “a tecnologia de sinalização CBTC da Siemens Mobility fornece informação em tempo-real da posição do veículo e condições de velocidade operando no princípio de cantão móvel, permitindo aos operadores do sistema o aumento seguro do número de veículos numa linha”.
“Isto resulta numa maior frequência de comboios e permite que sejam acomodados mais passageiros no sistema. Este é o sistema de controlo automático de comboios mais amplamente implementado no mundo e está atualmente em utilização em Singapura, Turquia, Brasil, Espanha e China”, assinalam os membros deste consórcio.
O contrato entre o Metro de Lisboa e o consórcio Siemens/Stadler foi assinado a 8 de fevereiro de 2020, culminado um concurso público internacional lançado em setembro de 2018.
A adjudicação, por um montante de 114,5 milhões de euros, ocorreu no dia 24 de janeiro, mas o visto prévio ao contrato só foi concedido pelo Tribunal de Contas na semana passada.
“Estamos entusiasmados com o contrato e orgulhosos por ter a oportunidade de, em parceria com a Siemens Mobility, apoiar o Metropolitano de Lisboa nos seus esforços de modernização da frota. A Stadler ganhou recentemente projetos nesta área de grande envergadura na Europa e nos Estados Unidos. Este novo contrato corrobora o êxito da nossa estratégia e posiciona-nos como uma referência mundial no fornecimento de soluções para uma mobilidade urbana sustentável”, declara Ansgar Brockmeyer, vice-presidente executivo de ‘marketing’ e vendas do Grupo Stadler.
Já Andre Rodenbeck, CEO da unidade de negócio infraestruturas ferroviárias da Siemens Mobility, garante que a empresa, “(…) conjuntamente com a nossa parceira Stadler, está orgulhosa de ser selecionada para prestar serviços de modernização e otimização do Metropolitano de Lisboa”, acrescentando que “a instalação do sistema CBTC da Siemens aumentará a disponibilidade, fiabilidade e eficiência do serviço prestado pelo Metropolitano de Lisboa, cumprindo com os elevados padrões de qualidade e segurança requeridos pelo operador”.
“A Siemens congratula-se por contribuir com a sua tecnologia e ‘know-how’ para este importante projeto de mobilidade em Lisboa que irá oferecer um melhor serviço aos habitantes desta cidade”, conclui Andre Rodenbeck.
De acordo com o referido comunicado, “o contrato inclui a capacitação técnica para a operação e manutenção, bem como a manutenção preventiva e corretiva de todo o equipamento durante os primeiros três anos e o fornecimento de peças de substituição e consumíveis necessários para a manutenção preventiva durante os dois anos seguintes”.
O período de entrega estabelecido é de 77 meses, com a colocação ao serviço prevista para agosto de 2027.
“As carruagens triplas fornecidas pela Stadler foram desenhadas utilizando uma metodologia modular para facilitar a manutenção. A sua carroçaria de aço inoxidável, proporciona um baixo peso e uma grande resistência, e é constituída por três portas duplas de cada lado das carruagens, de forma a proporcionar que os passageiros possam entrar e sair rápida e facilmente”, adiantam os responsáveis do consórcio.
O comunicado em questão revela ianda que “estas 14 unidades triplas estarão equipadas com CBTC GoA2, preparado a ser atualizado para GoA4, permitindo que o serviço seja completamente automatizado no futuro”.
“O fornecimento de energia é por 3º carril a 750 V. Os veículos têm 49,6 metros de comprimento e 2,78 metros de largura e estão equipados com 90 assentos – dois para pessoas de mobilidade reduzida -, dispostos numa configuração longitudinal, permitindo uma capacidade para 450 pessoas (seis pessoas por metro quadrado)”, explica o mesmo counicado, avançando que “o novo material circulante vai permitir uma maior comodidade e melhor acessibilidade dos passageiros e simultaneamente, as melhores comunicações, segurança e sistemas de vigilância por vídeo”.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com