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Metro de Lisboa vai ter um dos sistemas de sinalização mais avançados do Mundo

O sistema CBTC será instalado pela Siemens Mobility nas 14 unidades triplas a fornecer pela Stadler e nas 70 unidades da atual frota do metropolitano da capital, além de ir equipar as três linhas deste sistema de transporte de passageiros.
10 Maio 2021, 19h07

Na sequência do contrato adjudicado ao consórcio Siemens-Stadler, para a aquisição de 14 carruagens em unidades triplas para renovar a sua frota de comboios, o Metropolitano de Lisboa vai passar a dispor de um dos sistemas de sinalização mais avançados do Mundo.

A vertente das carruagens está a cargo da fabricante Stadler, enquanto o sistema de sinalização será fornecido pela Siemens Mobility.

O sistema de sinalização, designado CBTC – Communications-Based Train Control, TRainguard MT, será instalado nas linhas azul, amarela e verde do Metro de Lisboa, substituindo os atuais equipamentos.

O CBTC, além de estar já incorporado nas 14 novas carraugens contratadas, será também instalado em 70 unidades da atual frota do Metropolitano de Lisboa.

“A colaboração entre a Siemens e a Stadler permite a celebração deste importante contrato para a cidade de Lisboa em que se instalará pela primeira vez o CBTC em sistemas de metropolitano em Portugal”, destaca Manuel Nunes, CEO da Siemens Mobility Portugal.

Segundo um comunicado do consórcio Siemens/Stadler, “a tecnologia de sinalização CBTC da Siemens Mobility fornece informação em tempo-real da posição do veículo e condições de velocidade operando no princípio de cantão móvel, permitindo aos operadores do sistema o aumento seguro do número de veículos numa linha”.

“Isto resulta numa maior frequência de comboios e permite que sejam acomodados mais passageiros no sistema. Este é o sistema de controlo automático de comboios mais amplamente implementado no mundo e está atualmente em utilização em Singapura, Turquia, Brasil, Espanha e China”, assinalam os membros deste consórcio.

O contrato entre o Metro de Lisboa e o consórcio Siemens/Stadler foi assinado a 8 de fevereiro de 2020, culminado um concurso público internacional lançado em setembro de 2018.

A adjudicação, por um montante de 114,5 milhões de euros, ocorreu no dia 24 de janeiro, mas o visto prévio ao contrato só foi concedido pelo Tribunal de Contas na semana passada.

“Estamos entusiasmados com o contrato e orgulhosos por ter a oportunidade de, em parceria com a Siemens Mobility, apoiar o Metropolitano de Lisboa nos seus esforços de modernização da frota. A Stadler ganhou recentemente projetos nesta área de grande envergadura na Europa e nos Estados Unidos. Este novo contrato corrobora o êxito da nossa estratégia e posiciona-nos como uma referência mundial no fornecimento de soluções para uma mobilidade urbana sustentável”, declara Ansgar Brockmeyer, vice-presidente executivo de ‘marketing’ e vendas do Grupo Stadler.

Já Andre Rodenbeck, CEO da unidade de negócio infraestruturas ferroviárias da Siemens Mobility, garante que a empresa, “(…) conjuntamente com a nossa parceira Stadler, está orgulhosa de ser selecionada para prestar serviços de modernização e otimização do Metropolitano de Lisboa”, acrescentando que “a instalação do sistema CBTC da Siemens aumentará a disponibilidade, fiabilidade e eficiência do serviço prestado pelo Metropolitano de Lisboa, cumprindo com os elevados padrões de qualidade e segurança requeridos pelo operador”.

“A Siemens congratula-se por contribuir com a sua tecnologia e ‘know-how’ para este importante projeto de mobilidade em Lisboa que irá oferecer um melhor serviço aos habitantes desta cidade”, conclui Andre Rodenbeck.

De acordo com o referido comunicado, “o contrato inclui a capacitação técnica para a operação e manutenção, bem como a manutenção preventiva e corretiva de todo o equipamento durante os primeiros três anos e o fornecimento de peças de substituição e consumíveis necessários para a manutenção preventiva durante os dois anos seguintes”.

O período de entrega estabelecido é de 77 meses, com a colocação ao serviço prevista para agosto de 2027.

“As carruagens triplas fornecidas pela Stadler foram desenhadas utilizando uma metodologia modular para facilitar a manutenção. A sua carroçaria de aço inoxidável, proporciona um baixo peso e uma grande resistência, e é constituída por três portas duplas de cada lado das carruagens, de forma a proporcionar que os passageiros possam entrar e sair rápida e facilmente”, adiantam os responsáveis do consórcio.

O comunicado em questão revela ianda que “estas 14 unidades triplas estarão equipadas com CBTC GoA2, preparado a ser atualizado para GoA4, permitindo que o serviço seja completamente automatizado no futuro”.

“O fornecimento de energia é por 3º carril a 750 V. Os veículos têm 49,6 metros de comprimento e 2,78 metros de largura e estão equipados com 90 assentos – dois para pessoas de mobilidade reduzida -, dispostos numa configuração longitudinal, permitindo uma capacidade para 450 pessoas (seis pessoas por metro quadrado)”, explica o mesmo counicado, avançando que “o novo material circulante vai permitir uma maior comodidade e melhor acessibilidade dos passageiros e simultaneamente, as melhores comunicações, segurança e sistemas de vigilância por vídeo”.

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