[weglot_switcher]

O que é que se produz mesmo em Portugal? Portugueses respondem a Trevor Noah

“Azeite, cortiça, algum dos melhores vinhos do mundo, comida excelente, sapatos, roupa, e mesmo tábuas de corte para o Jamie Oliver. Além disso, muitos chefs Michelin têm aqui os seus restaurante”, escreve um utilizador em resposta ao comediante Trevor Noah.
17 Novembro 2021, 10h21

O comediante sul-africano Trevor Noah questionou o que é que Portugal produzia durante uma das emissões do programa “Daily Show” do canal “Comedy Central”.

“Cães de água?”, questionou em referência à raça portuguesa que o ex-presidente Barack Obama chegou a ter um exemplar – de nome Bo, que já morreu, e a Sunny – durante a sua passagem pela Casa Branca.

Noah dedicou um momento do seu programa a elogiar a nova lei laboral portuguesa, que prevê o direito a desligar, em que os patrões fica proibidos de contactar os seus trabalhadores após a hora de trabalho. O comediante chegou mesmo a criticar a postura da empresa norte-americana perante os seus trabalhadores.

Mas os portugueses não ficaram satisfeitos com a piada lançada pelo comediante no programa norte-americano e foram responder-lhe à ‘letra’ na rede social Twitter.

“Aqui em Portugal fazemos o melhor vinho, 50% da cortiça mundial, azeite muito bom, sapatos, roupa para marcas de luxo, ótimos jogadores de futebol e comida incrível”, escreve um utilizador.

“Pensei, genuinamente, que o Trevor fosse dizer que ‘Portugal produz pastéis de nata’ ou ‘jogadores de futebol'”, pode-se ler na resposta de outro.

“Olá Trevor. Portugal produz um pouco mais que cães de água (mesmo nisso somos ótimos). Azeite, cortiça, algum dos melhores vinhos do mundo, comida excelente, sapatos, roupa, e mesmo tábuas de corte para o Jamie Oliver. Além disso, muitos chefs Michelin têm aqui os seus restaurante”, acrescenta outro utilizador.

“Produzimos o suficiente para, em caso de necessidade extrema, sermos auto suficientes. Temos uma costa marítima riquíssima, terrenos férteis e cultivados e um clima perfeito. Melhor do que isso, temos pessoas cultas e trabalhadoras o suficiente para se fazerem à vida!”, escreve uma utilizadora.

No entanto, nem só comentários de portugueses se enche a caixa de comentários da publicação de Trevor Noah. Um utilizador italiano assegura o comediante que “Portugal produz cultura, arte, produtos gastronómicos incríveis como o vinho do Porto…”.

“Somos um país com 900 anos com muita cultura. Fazemos negócios (importação e exportação) com todos os países no mundo nos últimos 500 anos. Temos a Marinha mais antiga, somos a sexta língua mais falada no mundo. Continua”, adiciona Hugo Rodrigues.

O utilizador Luis Sousa vai mais longe e publica as exportações que Portugal realizou durante todo o ano de 2019. Na imagem vê-se que Portugal foi responsável por 15% das exportações de automóveis e partes de carros, maquinaria e equipamentos elétricos (9%), maquinaria e eletrodomésticos (6,59%) e móveis (3,27%).

Muitos portugueses optaram também por destacar que Portugal tem a maior taxa de vacinação contra a Covid-19 em todo o mundo. “Vice-almirante Gouveia de Melo, é o nome do comandante da task-force. Com 88% da população vacinada, muitos já estão a receber a terceira dose. Muitos países convidaram-no para implementar o seu método nos respetivos países, nomeadamente o Japão”, escreve Alexandre Rodrigues, numa opinião muito partilhada.

O unicórnio português Feedzai, presente nos Estados Unidos, garante que os trabalhadores não deslizam os telemóveis após os horários de trabalho (mais um aceno à lei portuguesa aprovada pela Assembleia da República que proibiu os patrões de contactarem os empregados após o horário de trabalho). “Trevor Noah e The Daily Show Comedy Central, sabiam que há tecnologia criada em Portugal que protege quatro dos cinco maiores bancos da América do Norte”, questionou a empresa nacional, mostrando como os portugueses estão em situações não visíveis mas importantes.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.