[weglot_switcher]

Universidade Católica é a “primeira escola portuguesa” a passar diplomas com blockchain

A Católica será mesmo a primeira instituição de ensino a nível nacional a usar blockchain para a emissão deste tipo de documento.
  • Universidade Catolica
18 Março 2021, 15h42

A partir de 2021, a universidade Católica Lisbon School of Business & Economics (UCL) começa entregar os seus diplomas de formação executiva com a emissão de certificados digitais em blockchain.

Esta novidade tem como base a tecnologia Smart Certificate criada pela start-up belga CVTrust (os planos desta empresa começam nos 575 euros/ano) e garante a «integridade» dos diplomas, ao «assegurar que os mesmos não são modificados por terceiros».

O facto de estes diplomas estarem protegidos por blockchain, faz com que «qualquer alteração, como actualizações, revogações, expiração ou extensão do período de validade» sejam «instantaneamente visíveis nos certificados», explica Filipe Santos, director da UCL.

Para este responsável, a tecnologia dos certificados digitais vai ainda permitir que não haja «fraudes» nos currículos dos alunos da UCL (não será possível “piratear” um diploma) e, em paralelo, «facilitar o processo de recrutamento», uma vez que as empresas poderão «facilmente garantir a veracidade dos diplomas».

A Católica Lisbon School of Business & Economics será mesmo a primeira instituição de ensino a nível nacional a usar blockchain para a emissão deste tipo de documento académico.

PCGuia

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.