A indústria da construção deverá registar um crescimento a nível global de 0,8% em 2023, segundo a análise feita pelo relatório ‘Tamanho do Mercado de Construção, Tendências e Previsões de Crescimento por Principais Regiões e Países, 2023-2027’, da plataforma Global Data.
Excluindo a China, a indústria vai contrair 0,1%, devido ao fraco cenário económico e aos desafios adicionais específicos da indústria de construção global, nomeadamente os elevados custos dos materiais de construção e a escassez da mão de obra.
O mercado chinês registou um crescimento de 5,5% no ano passado, sendo que a indústria global da construção avançou apenas 0,6% em 2022.
A quebra acentuada no sector da construção nos Estados Unidos foi um dos principais fatores para o fraco resultado global no ano passado, juntamente com uma desaceleração na Europa, onde os principais mercados têm vindo a lidar com a crise energética.
Para este ano, a plataforma aponta para uma perspetiva “sombria” na área da construção na Europa Ocidental devido um declínio da confiança dos investidores num contexto de recessão económica iminente e do aumento da inflação.
A tudo isto, junta-se o fraco crescimento do investimento e os preços elevados dos principais materiais de construção e custos energéticos, uma tendência que foi impactada pela guerra na Ucrânia e que vai afetar a maioria dos mercados.
Danny Richards, analista de construção da GlobalData, considera que “o fraco desempenho previsto em 2023 reflete as desacelerações nas economias avançadas, com a Europa como um todo devendo encolher 2,8%, a América do Norte cair 0,9% e a Australásia contrair 1,5%. O crescimento nos mercados emergentes será positivo, mas o ritmo de crescimento desacelerará para 2,4%, de 4,6% em 2022”-
As estimativas da plataforma apontam para uma recuperação do sector da construção a partir do próximo ano, assumindo uma melhoria na estabilidade económica global, com a produção a expandir-se 3,0% em 2024 e a registar uma média anual de 4,2% durante 2025-2027.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com