[weglot_switcher]

Discussão do novo modelo de financiamento no Ensino Superior arranca na próxima semana

A ministra da Ciencia, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, adiantou que vai reunir com os órgãos representativos dos reitores e dos politécnicos para começar a definir os termos da fórmula do novo modelo.
Ana Botin
9 Maio 2023, 17h14

A ministra da Ciencia, Tecnologia e Ensino Superior revelou esta terça-feira, 9 de maio, que a revisão do modelo de financiamento do ensino superior está a avançar.

A margem do V Encontro Internacional de Reitores, Universia, promovido pelo Santander, em Valencia, Elvira Fortunato adiantou aos jornalistas:” Na próxima semana vamos reunir com a comissão permanente do Conselho de Reitores (CRUP) e do Conselho Coordenador dos Conselhos Superiores (CCISP) Politecnicos para comecarmos  a falar – definirmos os termos da referência para se chegar ao novo modelo.”

Para já, o Governo vai mexer na fórmula, sendo o parâmetro que pesa mais o do número de alunos, adiantou.
Segundo Elvira Fortunato, nenhuma instituição perderá dinheiro em relação à fórmula. “O dinheiro vem do mesmo sítio e todas as decisões que tomarmos são com base em evidências e com todos”.

No plano mais imediato, comentando as dificuldades que os responsáveis pelas instituições de ensino superior têm trazido a publico, Elvira Fortunato adiantou que está a negociar com o primeiro ministro e com o ministro das Finanças  “a melhor forma” e o “montante do reforço”.  Não confirmou que esse reforço seja de 60 milhões como tem vindo a ser reivindicado pelos reitores. “Até final do mês deveremos ter já notícias”, afirmou.

Pedro Sánchez, presidente do Governo espanhol, e Ana Botín, presidente do Banco Santander e da Universia presidiram esta manhã à sessão de abertura do V Encontro Internacional de Reitores Universia, que até quarta-feira, 10 de maio, se realiza na cidade espanhola de Valência, com a participação de sete centenas de reitores e outros representes de instituições de ensino superior.

A sessão de encerramento, amanhã, será antecedida pela apresentação da ‘Declaração de Valência’, documento que plasma o compromisso dos reitores para que a universidade avance, em diversas linhas concretas de atuação, no seu propósito de continuar a contribuir para o progresso da sociedade.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.