[weglot_switcher]

Mortágua quer Lagarde no Parlamento a justificar aumento das taxas de juro

“Se o Governo não representa o povo português junto do BCE, pois que a sua presidente venha a Portugal falar com os seus representantes na Assembleia da República”, desafiou a líder do Bloco de Esquerda.
Cristina Bernardo
26 Junho 2023, 12h49

O Bloco de Esquerda enviou uma carta ao presidente da Assembleia da República para que seja solicitada a vinda da presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde.

O anúncio foi feito num comício em Coimbra onde a líder bloquista acusou o Governo de “subserviência” perante o BCE. “A mesma subserviência que o Governo tem ao BCE também a tem em relação aos bancos, que são quem tem vindo a beneficiar de toda esta política e são os principais favorecidos pelo aumento dos juros”, sublinhou.

“Se o Governo não representa o povo português junto do BCE, pois que a sua presidente venha a Portugal falar com os representantes do povo na Assembleia da República para saber o que está a fazer a este povo, que não aguenta mais um aumento de juros”, disse Mortágua.

Na mesma ocasião Mariana Mortágua lamentou que, perante o surto inflacionista, o Banco Central Europeu opte por aumentar juros, baseando-se na “ideia que muitos economistas defendem”, no sentido de que “para combater a inflação é preciso empobrecer”.

 

 

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.