A confiança dos consumidores alemães piorou em junho após oito meses de recuperação. A GfK prevê uma queda para -25,4 pontos no sentimento do consumidor para julho, um ponto abaixo do mês precedente, que ficou nos -24,4 pontos, segundo as conclusões do estudo ‘Consumer Sentiment Study de junho de 2023′ da empresa de estudos de mercado, GfK.
Esta queda no sentimento de confiança dos consumidores é causado pelo aumento da propensão a poupar. “A evolução atual do sentimento do consumidor indica que os consumidores estão novamente mais incertos. Isso reflete-se no facto de que a propensão a economizar aumentou novamente este mês”, afirma o especialista em consumo da GfK, Rolf Bürkl.
Após oito meses de aumentos consecutivos, o índice sofre um revés, ao mesmo tempo que as expectativas de renda dos consumidores também caíram 2,4 pontos este mês. As famílias assumem, que face às persistência de taxas de inflação elevadas, vão ter de aceitar perdas reais nos rendimentos e que não vão ser compensadas pelos aumentos acordados nos salários.
Segundo o consumo privado não vai ser capaz de dar uma contribuição positiva para o desenvolvimento económico da Alemanha este ano, e em termos reais vai ser menor do que em 2022.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com