O mercado dos veículos elétricos continua a crescer nos Estados-membros da União Europeia (UE), com disparos ao nível das importações e exportações no período de apenas um ano. Os gastos com importações a partir de países exteriores ao bloco europeu alcançaram 37 mil milhões de euros no ano passado, o que perfaz um aumento de 27% face ao observado no ano anterior (29,1 mil milhões).
De acordo com os dados divulgados esta segunda-feira pelo Eurostat, as importações de carros híbridos ascenderam a 16 mil milhões de euros, à frente dos carros 100% elétricos e dos híbridos com plug-in.
Em simultâneo, a variação observada nas exportações (para fora da UE) destes veículos aumentou mais ainda em 2022, em termos homólogos. Ascendeu a um total de 59,1 mil milhões de euros, mais 41% do que no ano anterior (42,0 mil milhões). Deste valor, 28,5 mil milhões correspondem a híbridos, ao passo que os 100% elétricos correspondem a 22,4 mil milhões e os híbridos com plug-in ficam-se pelos 8,1 mil milhões.
No que diz respeito a viaturas híbridas e elétricas, a tipologia dos híbridos tem a maior representatividade no mercado. Ora, entre as importações da UE, o maior parceiro é o Reino Unido, com um peso de 3,4 mil milhões de euros, correspondente a 21% do total de importações daqueles híbridos. Seguem-se o Japão, com uma fatia de 18% (correspondente a 2,8 mil milhões) e a Turquia, nos 18% (2,5 mil milhões).
No que diz respeito a exportações dos membros do bloco europeu, os Estados Unidos são o líder destacado, com uma parcela de 30% (8,7 mil milhões). Segue-se o Reino Unido, em 16% (4,5 mil milhões) e a Noruega, nos 15% (4,3 mil milhões).
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