[weglot_switcher]

Residência de estudantes de dois milhões vai nascer em Pombal

Edifício a construir pelo Politécnico de Leiria, em terreno cedido pelo Município de Pombal, terá capacidade para 42 estudantes e deverá estar concluído em março de 2026. Obra, financiada pelo PRR, foi consignada no final da semana.
20 Julho 2025, 15h38

O Politécnico de Leiria anuncia a consignação da obra de construção da primeira residência de estudantes em Pombal. A infraestrutura, um investimento global de dois milhões de euros, enquadra-se no Plano Nacional de Alojamento no Ensino Superior (PNAES) – Plano de Recuperação e Resiliência (PRR),  e deverá estar concluída até março de 2026.

“A obra de construção da nova residência de estudantes conta com apoio do PRR, tendo sido necessário  reforçar o financiamento, em virtude de não terem sido apresentadas, no primeiro concurso, propostas dentro do preço base da empreitada”, informa o Politécnico em nota enviada à nossa redação.

Com capacidade para 42 estudantes, a residência será composta por quatro pisos (rés-do-chão destinado a serviços de apoio e os restantes para  alojamento), albergando 24 quartos, dos quais três individuais, 18 duplos e três de mobilidade condicionada. A residência contará com espaço de receção com serviços de apoio e atendimento, sala de estar e de convívio, salas de estudo, gabinete de apoio à gestão, cozinhas, balneários, armazéns e lavandaria.

O edifício será construído no centro da cidade de Pombal, a meia dúzia de passos da estação ferroviária, num terreno cedido pela câmara municipal. A localização é, segundo Carlos Rabadão, presidente do Politécnico de Leiria, um ponto a destacar: “está situada no coração urbano da cidade, servida por transportes públicos urbanos e ciclovias, encontrando-se muito perto das atuais instalações do Núcleo de Formação de Pombal do Politécnico de Leiria, da biblioteca municipal, e de estabelecimentos comerciais”.

Para Pedro Pimpão, presidente do Município de Pombal, a cerimónia de consignação marcou “o início de uma das obras mais impactantes do território” e “um sonho tornado realidade”.

“A localização não podia ter sido melhor definida. Estamos a falar de um centro histórico que queremos reabilitar e humanizar. E nada melhor do que termos 42 camas disponíveis para jovens que vão frequentar o ensino superior em Pombal. É uma opção e uma localização estratégica, que permitirá colocar os jovens no centro histórico de Pombal, num espaço perfeitamente acessível a meios de transporte”, afirmou.

O autarca recordou a criação do Núcleo de Formação de Pombal do Politécnico de Leiria, há cerca de quatro anos, naquele que foi “um sinal, à instituição e à região, que Pombal estava disponível para ajudar o politécnico a crescer e para ajudar a região a desenvolver-se cada vez mais e a ser mais competitiva, mais moderna e mais atrativa”.

O Politécnico de Leiria é a instituição de ensino superior em Portugal com mais projetos em curso de renovação e construção de residências de estudantes, no âmbito do Plano Nacional de Alojamento no Ensino Superior, integrado no PRR. Possui nove candidaturas aprovadas no âmbito do PRR – cinco para adaptação, aquisição e renovação de residências e quatro para construção de novas residências –, que contemplam 13 edifícios em quatro cidades: Caldas da Rainha, Leiria, Peniche e Pombal, sendo ainda copromotora de mais três residências de estudantes, numa colaboração estabelecida com os municípios da Batalha, Marinha Grande e Torres Vedras. Com estas ações, a instituição passará a disponibilizar aos estudantes um total de 1.373 camas, mais 670 que as atuais.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.