[weglot_switcher]

Primeira-ministra moçambicana na China para desenvolver relações bilaterais

O presidente chinês, Xi Jinping, encontrou-se com Delfina Levi e assegurou o desenvolvimento integrado e coordenado nos setores da energia, recursos minerais e construção de infraestruturas.
14 Outubro 2025, 11h42

O presidente chinês, Xi Jinping, encontrou-se esta terça-feira com a primeira-ministra de Moçambique, Maria Benvinda Delfina Levi, que está em Pequim para a Reunião Global de Liderança das Mulheres. Xi Jinping disse, segundo a imprensa do país, que a China está pronta para continuar a apoiar firmemente as relações bilaterais, fortalecer a coordenação estratégica e expandir a cooperação em todos os domínios. E observou que, desde o estabelecimento de laços diplomáticos há 50 anos, China e Moçambique resistiram ao teste das mudanças internacionais.

O presidente chinês enfatizou que a China apoia Moçambique na exploração independente de um caminho de desenvolvimento adequado às suas condições nacionais e na salvaguarda da unidade e estabilidade nacionais. A China está pronta para fortalecer a cooperação com o governo, os partidos políticos e os órgãos legislativos de Moçambique, e para aprofundar o intercâmbio de experiências de governação, acrescentou.

Os dois lados devem aproveitar a implementação dos resultados da Cimeira de Pequim do Fórum de Cooperação China-África como uma oportunidade para aprofundar a cooperação prática, disse Xi Jinping, o que implica a exploração conjunta de novos caminhos de desenvolvimento integrado e coordenado em energia, recursos minerais e construção de infraestruturas. Xi Jinping pediu um progresso mais rápido na construção do Centro Cultural Moçambique-China para melhorar o intercâmbio o entendimento mútuo.

A China está pronta para trabalhar com Moçambique para promover a Iniciativa de governação global por oposição ao unilateralismo e como garantia de salvaguarda dos interesses comuns no quadro do chamado Sul Global.

Por sua vez, a primeira-ministra moçambicana afirmou, citada pela imprensa chinesa, que Moçambique está disposto a trabalhar com a China para implementar os resultados da reunião e promover o desenvolvimento da causa das mulheres em todo o mundo. Levi enfatizou que a China é um parceiro confiável de Moçambique e reafirmou o compromisso do seu país com o princípio de Uma Só China e expressou a disposição de aprender com a experiência de desenvolvimento da China.

Moçambique está pronto para aprofundar a cooperação com a China nas áreas do comércio, energia, mineração, ciência e tecnologia e educação, para impulsionar o desenvolvimento económico e social, disse Levi. E acrescentou que Moçambique apoia as iniciativas globais propostas pela China no sentido da estabilidade mundial.


Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.