[weglot_switcher]

RTP rejeita contratar influencer polémico por comentários “inaceitáveis”

Canal público recuou na sua decisão depois de divulgadas publicações feitas por Gonçalo Sousa nas redes sociais.
15 Outubro 2025, 14h17

 A RTP recuou na sua decisão de contratar um influencer por comentários “inaceitáveis” feitos por Gonçalo Sousa nas redes sociais em 2023.

“A Direção de Informação da RTP não assinou qualquer contrato com o comentador Gonçalo Sousa”, disse hoje fonte oficial da RTP quando questionada pelo JE.

A Direção de Informação da RTP “ponderou e reviu a sua posição, após ter tomado conhecimento de alguns comentários feitos no passado pelo próprio” que considera “inaceitáveis”, levando a que Gonçalo Sousa não tenha entrado em funções.

A fonte oficial destaca que “na sua atual grelha de comentadores, a RTP assegura uma diversidade de opiniões que cobrem todos os quadrantes políticos e sociais”.

Gonçalo Sousa esteve presente no evento na passada semana na RTP de apresentação da nova grelha de programação dos canais públicos.

Foi apresentado como um dos painelistas do programa Estado da Arte, ao lado de Joana Marques Brás e de Rodrigo Moita de Deus. Os dois últimos passam a ter a companhia de Susana Peralta e de Henrique Pinto Mesquita.

“Eu acho que podem esperar o melhor destes artistas porque vamos colocar a arte na televisão e não só. Fiquem atentos porque acho que vai valer a pena”, disse na altura Gonçalo Sousa.

Apesar de já ter pertencido ao partido Chega, em 2024 anunciou a sua saída do partido por discordar do rumo que estava a tomar. Antes, em 2021, foi candidato pelo Chega à vice-presidência da câmara de Oeiras.

A “principal razão” para a saída foi por “questões ideológicas”. “O que me fez apaixonar foi o programa de 2019 que já não existe”, afirmou em 2024 em entrevista ao “ZugaTV”, considerando que houve um “excesso de aproximação ao centro”. “Não apreciei”, disse na altura.

Nas várias publicações feitas por Gonçalo Sousa nas redes sociais em 2023, e partilhadas nas redes sociais nos últimos dias, encontravam-se comentários como:

“Se Portugal é assim tão racista porque é que há milhões de negros e indostânicos a tentar cá entrar?”

“Rapaziada, temos de parar de mandar as feministas de volta para a cozinha. A maior parte dessas gajas nem para cozinhar serve”

Ao comentar uma mudança na página da Federação Portuguesa de Futebol, que colocou uma bandeira arco-íris associada à causa LGBT como fundo de perfil, escreveu: “é por estas e outras que fomos enrabados por Marrocos no Mundial”.

“É importante que as minorias étnicas tenham orgulho na sua cor da pele. Apenas 15% da população mundial é branca. É preciso dar visibilidade à minoria caucasiana e respeitar o seu orgulho branco”

“Se és mulher e ainda acreditas que ganhas menos do que um homem só por causa do teu sexo, tu não és oprimida, és burra”

“Ser branco em Portugal não dá privilégio a ninguém. Nunca houve tanto branco pobre neste país e tanta minoria étnica a receber subsídios sem fazer nenhum”

“A quantidade de indianos, paquistaneses e afins que está a entrar em Portugal é alarmante. Vêm em redes de tráfico humano e imigração ilegal, cheiram mal, violam mulheres e muitos nem trabalham. Anseio pelo dia em que esta gente é expulsa deste país. Portugal é dos portugueses”

“Hoje é dia Internacional do Cigano. Decidi começar a celebrá-lo. Como tal, este mês não pago renda e vou comprar um Mercedes”

“As vacinas da Covid-19 foram uma farsa autêntica. Os confinamentos foram uma fraude. As restrições foram uma fraude. Quem está a pagar por isto?”

Nova grelha de programação da RTP Notícias

Duplas Noticias 21:

Ana Drago – José Maria Pimentel

Rita Rato – Bernardo Blanco

Martim Avillez Figueiredo – Ana Fontoura Gouveia

Nuno Artur Silva – Ana Pedrosa Augusto

Paulo Pedroso – Miguel Poiares Maduro

 

Programa Choque Ideológico

Hugo Carneiro – PSD

Pedro Pinto – Chega

António Mendonça Mendes – PS

Isabel Mendes Lopes – Livre

 

Programa Tudo é Economia

Pedro Brinca

Ricardo Pais Mamede

(+ 1 convidado)

 

Programa Estado da Arte

Henrique Pinto Mesquita

Rodrigo Moita de Deus

Susana Peralta

Joana Marques Brás

 

Divagar é Preciso

Nuno Maulide – Químico

Tiago Rodrigues- Encenador

Joana Carneiro- Maestrina

Bruno Maçães – Especialista política internacional 

Vasco Coelho Santos – Chef 

Isabel Capeloua Gil – Professora Universitária

Tiago Reis Marques – Psiquiatra

Tânia Graça – Psicóloga

 

Jogo Político

Segunda – PSD +CH+PCP – Ricardo Carvalho + Patrícia Carvalho + Bruno Dias + Miguel Cabrita

Terça – PSD+ PS +CH – Bárbara do Amaral Correia + André Moz Caldas + Teresa Nogueira Pinto

Quarta – PSD+PS+IL – Ana Gabriela Cabilhas + Marina Gonçalves  + Mário Amorim Lopes

Quinta – PSD + CH + PS  – Alexandre Poço + Fátima Fonseca + Rodrigo Taxa

Sexta – CDS / PSD+CHEGA+ LIVRE– Carlos Coelho /João Almeida + Rui Paulo Sousa + Miguel Cabrita + Patrícia Gonçalves


Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.