A Greenvolt Next, empresa do grupo Greenvolt especializada em soluções descentralizadas para autoconsumo, está a desenvolver um projeto em conjunto com o Almada Forum, detido pela Merlin Properties Socimi, para a instalação de uma central de produção de energia fotovoltaica para autoconsumo na cobertura do centro comercial.
Isto permitiu a instalação de cerca de 1275 painéis fotovoltaicos, com uma capacidade de 707.63 kWp (quilowatt pico) e uma produção estimada superior a um GWh/ano (gigawatt) (1078 MWh/ano, ou megawatt).
“Este é mais um exemplo de que as soluções descentralizadas de produção de energia assumem um papel cada vez mais relevante no setor do retalho imobiliário, ao permitir a valorização dos espaços existentes, gerar benefícios económicos significativos e reforçar os compromissos com a sustentabilidade”, disse o CEO do grupo Greenvolt, João Manso Neto.
A expetativa é que a instalação destes painéis fotovoltaicos no Almada Forum reduza significativamente a pegada de carbono do centro comercial.
A projeção é que a produção realizada através dos painéis fotovoltaicos evite a emissão de cerca de 517 toneladas de dióxido de carbono (CO₂) anualmente.
“A autoprodução de energia limpa solar vai de encontro à estratégia de sustentabilidade e de redução das emissões de CO2 do Almada Forum, acrescentando ainda valor ao ativo imobiliário quer pela redução dos custos de operação, quer pela própria valorização do imóvel”, disse o diretor do Almada Forum, Generoso Mateus.
Já o Decentralized Generation Director do Grupo Greenvolt, Duarte Ferreira, adiantou que o projeto no Almada Forum “demonstra que é possível implementar estas soluções em infraestruturas de grandes dimensões, mantendo o normal funcionamento do espaço. O planeamento rigoroso de cada fase permitiu alcançar resultados sem disrupção para lojistas e visitantes”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com