[weglot_switcher]

Portugal comprou mais de 500 toneladas de carne suspeita do Brasil

No ano passado, o nosso país importou do Brasil, de forma direta, 524.519 quilogramas de carne, indicam os dados do Instituto Nacional de Estatística.
21 Março 2017, 09h01

As importações portuguesas de carne ao Brasil registaram um total de 524.519 quilogramas, o que representa 3,44 milhões de euros, indicam os dados do Instituto Nacional de Estatística. A notícia foi avançada pelo jornal “Público” esta terça-feira e revela que 284.812 quilogramas foram de carne de bovino congelada, 284.812 quilogramas de carne fresca ou refrigerada de vaca e 52.008 quilogramas de carne fresca, refrigerada ou congelada de aves.

De acordo com o matutino, uma das empresas envolvidas na investigação “Carne Fraca” da polícia brasileira, a BRF, menciona o nome de Portugal no seu relatório e contas de 2015 como um dos países em que fornece a área de food service com a marca Sadia.

O escândalo no Brasil surgiu na sexta-feira e foi designado “Operação Carne Fraca“, horas depois da Polícia Federal brasileira revelar um esquema de fraudes e venda de carnes adulteradas, de dimensões ainda não detalhadas, envolvendo as principais marcas do país. Segundo o jornal espanhol “El País”, o secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Eumar Novacki, minimizou os riscos e afirmou que “a população brasileira pode estar absolutamente tranquila” para consumir carne.

O Brasil é o maior exportador de carne do mundo, tendo o escândalo surgido depois dos delegados da Operação Carne Fraca, que investiga o tema, terem denunciado os fiscais, revelando que recebiam subornos para fazer ‘vista grossa’ a diversas irregularidades cometidas por empresas ligadas a grandes grupos do setor, por vezes com produtos injetados para ocultar o estado de putrefação.


Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.