Com 3,8 m3 de capacidade e 800 Kg de carga máxima, o Citan mantém o nível de consumo inferior a 6 l/100 Km, o que é interessante para circuitos citadinos. Esta van de carga é uma coqueluche que ameaça invadir os centros urbanos e os cascos históricos das cidades portuguesas que estão em plena renovação perante o boom do turismo e o crescimento económico. Aí está uma estrela que se afasta do estrelato para se tornar num veículo útil.
A condução é um dos fatores de sucesso, com uma maleabilidade fácil, que combina um motor diesel com um sistema tecnológico, o chamado BlueEfficiency que permite atingir níveis de consumo anormalmente baixos. Com emissões de 112 g/Km é um dos veículos com melhor performance neste objetivo e que se revela cada vez mais relevante nos centros históricos. Vocacionado para o trabalho diário de logística dentro de espaços apertados e que funcionam em horas de ponta, o construtor apresenta o veículo dentro de três modelos: o Citan compact, o longo e o extra longo, com diferenças de 76 cm em termos de comprimento entre o mais pequeno e o maior. Em termos de largura, e excluindo os retrovisores, o tamanho não vai além de 1,85 metros, o que faz com que seja um forte candidato às ruas estreitas das cidades históricas portuguesas. É ainda possível uma versão bus. O acesso ao interior faz-se através de dois portões que correm lateralmente.
Em termos de tecnologia, o destaque vai par a o sistema start & stop que vem de série, enquanto a funcionalíssima câmara de marcha atrás, sendo equipamento de série vale bem os 566 euros. O cruise control é também um extra, assim com os sensores de estacionamento traseiro, que custam 311 euros. A Mercedes optou por colocar o rádio como extra pelo preço de 299 euros, assim como o banco de passageiro duplo que custa 404 euros e permite o uso da frente do furgão por três pessoas. Aliás, a cabine permite uma condução em posição bastante elevada e com uma ergonomia interior que a marca já nos habituou.
Tudo fatores diferenciadores perante a concorrência. É pena que o banco reclinável e ajustável em altura seja um extra.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com