O património líquido de Mukesh Ambani, presidente da Reliance Industries, aumentou 12,5 mil milhões de dólares (10,55 mil milhões de euros) este ano, na sequência de um novo recorde das ações da sua empresa: o novo telemóvel de 23 dólares (19,4 euros), lançado em junho deste ano, poderá expandir o mercado da rede móvel de quarta geração de Ambani no interior da Índia, segundo o Bloomber Billionaires Index. Os assobios e os aplausos que o JioPhone recebeu ofuscou o facto de que, de acordo com um indicador, a dívida da empresa aumentou para um máximo de pelo menos 15 anos, revela a Bloomberg. Ambani torna-se, assim, o segundo homem mais rico do continente asiático.
Existente há sete anos, a empresa de Ambani já investiu mais de 31 mil milhões de euros, sem registar qualquer lucro. Aliás, a dívida total do grupo quase que triplicou desde março de 2012 e provocou uma guerra de preços viciosos no segundo maior mercado de comunicações móveis a nível mundial. As unidades de refinação e petroquímicos originaram perto de 90% das receitas da Reliance, e o retalho, a media e a exploração de energia contribuíram para os restantes 10%.
A corretora local Kotak Securities emitiu uma nota de alerta a 23 de julho, para reduzir a classificação da ação da empresa. “Continuamos cautelosos com a alta projeção do gasto de capital e o aumento dos níveis de dívida líquida”, afirmaram os analistas Tarum Lakhotia e Akshay Bhor, em Mumbai.
O índice de dívida líquida e EBITDA da empresa quadruplicou ao longo de cinco anos até março de 2017, encontrando-se no patamar mais alto desde 2002, altura em que a Bloomberg começou a monitorizar os dados. Para os analistas, o EBITDA, que significa o dinheiro que ganha antes de pagar juros, impostos e de contabilizar depreciações e amortizações, é um indicador do lucro operacional de uma empresa.
Para o presidente do grupo, a Jio é como “uma jóia”, segundo a sua afirmação no decorrer de uma reunião geral anual da empresa, decorrida a 21 de julho. “O seu valor comercial e societário crescerá muito na próxima década”, disse Ambani, referindo que a “jio tornar-se-á na maior fornecedora de serviços de dados, produtos e plataformas de aplicações da Índia”.
Relata a Bloomberg que a corretora local se encontra na minoria de quatro corretoras que recomendam a venda das ações da empresa. Treze corretoras monitorizadas pela Bloomberg aconselham a “manter”, enquanto outras 21 a “comprar”.
Desde o início de 2017, as ações da empresa já subiram 48%, negociando, esta quinta-feira, acima de 1,600 rupias, o que compara com um preço-alvo médio de 1,619.20 rupias para os próximos 12 meses. Para o presidente, o aumento do seu património líquido deveu-se a estas subidas das ações, que o colocaram, ainda, em 19º lugar no ranking do Bloomberg Billionaires Index, 10 posições acima da que constava em 2016, ultrapassando o empresário Li Ka-shing.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com