A ministra da Saúde admitiu que a Direção-Geral de Saúde estará a ultimar as análises técnicas relativamente ao isolamento para publicar as novas regras até ao fim desta semana. “Sei que a DGS está a ultimar estas análises técnicas que são complexas e que conta publicá-las até ao final desta semana, sendo que o final da semana é ao domingo”, disse a governante à “Rádio Renascença”.
Em entrevista à rádio, Marta Temido foi questionada sobre a razão do atraso da revisão das condições de isolamento para utentes já vacinados, assumindo que o assunto está nas mãos da DGS. “Tanto quanto é do conhecimento do Ministério da Saúde, a DGS está a ultimar a revisão de algumas normas que pretenderia libertar fazendo a coincidência com este momento do patamar dos 85% de vacinados”, apontou. “Penso que o trabalho estará concluído nos próximos dias, até ao final desta semana”.
De relembrar que o ‘Dia da Libertação’ acontece esta sexta-feira, 1 de outubro, na qual o Governo prevê atingir 85% da população vacinada com duas doses. No entanto, mesmo que esse valor não seja atingido, o primeiro-ministro já assegurou que a retoma vai avançar.
Sabendo que as pessoas vacinadas ainda podem contrair o vírus, ainda que de forma mais leve e que não signifique hospitalização, a ministra da Saúde apontou que faz “sentido uma diferenciação da classificação de contactos de risco, relevando o estado vacinal”. “As pessoas, pelo facto de estarem vacinadas, não estão todas nas mesmas condições, não têm todas o mesmo contexto, a mesma situação de saúde e isso tem de ser ponderado”, respondeu quando a publicação admitiu que se fala na revisão da norma há mais de um mês.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com