A chanceler alemã, Angela Merkel, pediu à Alemanha e à China que unissem forças para derrotar a pandemia do coronavírus e abriu possibilidade para uma cooperação mais profunda nas vacinas contra a Covid-19.
No discurso de abertura do evento online com seu homólogo chinês, Li Keqiang, Merkel referiu que as duas nações deviam “falar abertamente e de forma transparente sobre a produção de vacinas”. “E, se possível, também reconhecer mutuamente as vacinas”, acrescentou.
“Só podemos conter esta pandemia juntos”, defende Merkel acrescentando que a “China e Alemanha podem desempenhar um papel importante nisso”. De recordar que existem evidências de que as vacinas contra a Covid-19 da China são menos eficazes do que vacinas rivais de outros países.
Por sua vez, Li Keqiang referiu que China e Alemanha têm “visões diferentes sobre algumas questões” e pediu que Berlim a respeitasse os interesses centrais de Pequim e não interferisse nos assuntos internos. Li Keqiang disse ainda que espera que as duas nações possam “eliminar distrações desnecessárias” e manter laços bilaterais “saudáveis e estáveis”.
Embora nada tenha sido definido por Merkel e Li Keqiang, alguns progressos têm sido feitos no sentido de aproximar a Alemanha da China no que toca à vacinação. A BioNTech da Alemanha anunciou esta quarta-feira que espera obter a aprovação chinesa para a vacina desenvolvida em conjunto com a Pfizer até julho.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com