O Governo da Madeira está a negociar com o Banco Europeu de Financiamento (BEI) um investimento avaliado em 500 milhões de euros para o alargamento do Cais da Pontinha, do projeto do cabo submarino, e do Novo Hospital.
“No global estamos a falar [de projetos] à volta dos 500 milhões de euros. O BEI está muito recetivo em analisar estas situações connosco e nós, se encontrarmos aqui um bom parceiro para financiar este tipo de projetos, vamos avançar”, esclareceu o vice-presidente do Governo Regional, Pedro Calado acrescentando que a Madeira “não pode ficar depende de decisões de terceiros ou de decisões do Governo Central”.
Pedro Calado esclarece que o BEI está muito receptivo e que já definiu grupos de trabalho “para dar início ao processo de análise dos projetos de investimento”.
O governante destacou ser urgente “começar a dar uma resposta eficaz àquelas que são as pretensões do governo regional e que vão “ao encontro das promessas que o Governo Regional fez e que até agora não se tem conseguido realizar” por muita dificuldade que o Governo da República tem imposto”.
Pedro Calado adiante que se a República não quer ser parceiros nestas soluções o Governo Regional terá que “arranjar outras alternativas”.
De acordo com Pedro Calado o BEI terá mostrado interesse em financiar mais dois projetos: tornar a ilha do Porto Santo sustentável em termos energéticos e a renovação da frota dos Horários do Funchal.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com