Public works contests promoted in Portugal rose 20% by the end of August

The latest edition of the sector barometer prepared by AICCOPN reveals that public works tenders promoted in Portugal in the first eight months of this year reached 3.422 million euros.

Jose Manuel Ribeiro / Reuters

O volume de concursos e contratos de empreitadas de obras públicas permaneceu estável até ao final de agosto face ao período homólogo do ano passado, mas o respetivo valor cresceu 20%, de acordo com o último barómetro do setor divulgado pela AICCOPN – Associação dos Industriais de Construção Civil e Obras Públicas.

“Até ao final do mês de agosto, os concursos de obras públicas promovidos atingiram os 3.422 milhões de euros, um montante que se situa 20% acima do registado no período homólogo do ano passado, mantendo-se um registo positivo, a exemplo do verificado ao longo dos últimos meses, com os concursos de empreitadas abertos e objeto de
anúncio em Diário da República ao longo do corrente ano a manterem um volume anual acumulado que se situa em máximos históricos desde o início desta série que remonta a 2010”, adianta um comunicado da AICCOPN.

No que respeita ao total de contratos de empreitadas no âmbito de concursos públicos celebrados ao longo dos primeiros oito meses do ano e objeto de reporte no Portal Base, o seu valor “situou-se nos 1.291 milhões de euros, 7% abaixo do apurado em igual período de 2019, ou seja, mantendo uma evolução similar à verificada no mês anterior”.

“Os contratos de empreitadas celebrados em resultado de ajustes diretos e consultas prévias até final de agosto, totalizaram 292 milhões de euros, menos 5% em termos homólogos. O total de empreitadas de obras públicas objeto de celebração de contrato e registo no Portal Base até final de agosto, foi de 1.749 milhões de euros, menos 4% que o
verificado em 2019”, adianta o referido comunicado da AICCOPN.

Recommended

Metropolitano de Lisboa adjudicates a work of 19 million euros to expand the yellow and green line

The work was awarded to Teixeira Duarte and has an estimated execution time of 698 days.

Construction sector in Portugal continues to resist the impact of the pandemic

In August, cement consumption in the national market grew 13% year-on-year, increasing consumption of this raw material to 2,4 million tonnes since the beginning of the year, which corresponds to a growth accumulated year-on-year 10,3%.

Tecnoplano will inspect the Lisbon Metro expansion work

In addition to the contracts already awarded, there will be the inspection of subsequent contracts for the award of finishes and equipment for tunnel stations, ventilation shafts and viaducts, the company officials said.
Comments