Em Foco
Leia mais

“Portugal vai pagar o petróleo temporariamente mais caro”, diz especialista

Durante algumas semanas a cotação do petróleo deve oscilar entre os 65 e os 70 dólares por barril, aumentando os preços que serão pagos pelas compras feitas por Portugal, admitiu ao Jornal Económico o especialista Manuel Ferreira de Oliveira. O responsável ibérico pela multinacional BP, Pedro Oliveira, também considera que estas tensões altistas serão apenas temporárias.

Barragens no Tâmega vão forçar o abate de mais de mil sobreiros

Aos olhos do Governo, estes dois empreendimentos são de “imprescindível utilidade pública”. As duas barragens vão ser construídas pela eléctrica espanhola Iberdrola e vão custar mais de 1500 milhões de euros.

PremiumSaiba quem são os 13 vencedores do leilão de energia solar. Investidores vêm de seis países

Empresas de seis países ganharam lotes, segundo a lista obtida pelo Jornal Económico. Governo elogia preços baixos, mas setor teme falta de rentabilidade.

Carros elétricos precisam de mais cobre que os convencionais

O setor automóvel tem aumentado o seu uso do cobre ao longo das últimas décadas, devido ao maior peso da eletrónica no automóvel moderno. Mas o crescimento do carro elétrico está a tornar a indústria automóvel ainda mais dependente deste minério, cujos maiores produtores mundiais são o Chile, Peru e China.

‘Inferno’ da Amazónia: “o pior ainda está para vir”, alertam especialistas

A desflorestação da Amazónia, no Brasil, quase duplicou entre janeiro e agosto deste ano comparando com 2018, atingindo 6.404 quilómetros quadrados. Três semanas depois desde o início do “cenário de terror”, os fogos ainda não foram dominados. Especialistas alertam que “o pior ainda está para vir”.

Mexia: EDP Renováveis focada nas “oportunidades de crescimento”

A EDP Renováveis aumentou o seu portefólio em 720 megawatts (MW) no primeiro semestre, com a nova potência a contribuir com 71 milhões de euros para os resultados da companhia.

Greta Thunberg vence “Nobel da Paz” alternativo

A ativista de 16 anos, que realizou um discurso emotivo nas Nações Unidas esta semana, venceu o Prémio Right Livelihood a par com Aminatou Haidar, Guo Jianmei e Davi Kopenawa Yanomami.
Últimas

Chevron valoriza mais de 10% na Bolsa de Nova Iorque depois de ter suspendido produção de petróleo em Cabinda

A estratégia seguida pelo presidente e CEO da petrolífera Chevron, Michael Wirth, para enfrentar a crise gémea da Covid-19 e da guerra de cotações no petróleo vai além da suspensão da produção em blocos offshore, como aconteceu em Cabinda, Angola. Passa pela forte redução dos investimentos e pela venda de ativos, como é o caso das participações no Azerbaijão, que devem ser vendidas em abril.

Colapso da procura de petróleo equivale a um quinto do consumo global

A agência Bloomberg avança com um intervalo de valores que é credível para os traders do sector: o colapso da procura pode quantificar-se num quinto do consumo global, o que corresponde ao intervalo entre 10 e 20 milhões de barris por dia. Na crise petrolífera de 1980, a contração foi de 2,6 milhões de barris por dia.

Petróleo em mínimos de 18 anos leva o Kremlin a declarar que “está muito barato”

Com os futuros do Brent e do WTI a serem negociados, respectivamente, a 26,24 e 23,08 dólares por barril, a Rússia dá indicações – pela primeira vez na crise do Covid-19 – de que chegou ao limite da sua tolerância à descida dos preços do ouro negro.
Ver mais artigos