[weglot_switcher]

1.400 empresas já pediram apoio ao Governo. Pagamentos vão ter lugar a 28 de abril

Até 28 de abril, e para as empresas contarem já com liquidez, pois o Governo decidiu adiar o pagamento de dois terços da contribuição TSU, segundo a ministra do Trabalho e da Segurança Social.
30 Março 2020, 16h01

Um total de 1.400 empresas já pediram apoio ao Governo para conseguirem pagar salários devido à paragem económica provocada pela epidemia do novo coronavírus (Covid-19). O primeiro pagamento vai ter lugar no dia 28 de abril.

O balanço foi feito hoje pela ministra do Trabalho e da Segurança Socia, Ana Mendes Godinho

“Neste momento, o que temos previsto é o pagamento ser feito no dia 28 de abril”, disse a ministra esta segunda-feira em entrevista à RTP.

“Neste momento, ao dia de hoje, temos 1.400 pedidos de empresas no âmbito da medida da manutenção dos postos de trabalho de processos que deram entrada na Segurança Social”, avançou Ana Mendes Godinho.

“Criámos mecanismos de automatização dos processos para que o pagamento seja o mais rápido possível, para que o controlo, a verificação, seja feito à posteriori,”, explicou.

Até 28 de abril, as empresas vão contar com liquidez, pois o Governo decidiu adiar o pagamento de dois terços da Taxa Social Única (TSU), o pagamento de uma taxa à Segurança Social.

“Nós garantimos o adiamento de dois terços das contribuições TSU para que as empresas tivessem já em maio uma disponibilidade de tesouraria que lhes permitisse pagar os salários”, afirmou a ministra.

A Segurança Social já criou dois simuladores que permitem calcular o nível de salários em regime de lay-off. 

https://jornaleconomico.pt/noticias/a-sua-empresa-pediu-lay-off-veja-aqui-como-fica-o-seu-salario-568131

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.