[weglot_switcher]

13 casos da variante Ómicron no Belenenses-SAD já são notícia lá fora

Do “El País”, ao “Washington Post” e de passagem pelo “The Guardian”. Os 13 casos da variante Ómicron em Portugal são notícia lá fora.
  • Lusa
29 Novembro 2021, 19h06

Os 13 casos da variante Ómicron detados em Portugal, esta segunda-feira, já correram notícia lá fora. Esta manhã, o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), através do seu Departamento de Doenças Infeciosas, identificou “um lote de 13 amostras positivas associadas a casos de infeção de jogadores do Belenenses SAD”. Desses, apenas um terá tido uma viagem recente à África do Sul.

“Os ensaios preliminares efetuados no INSA sugerem, fortemente, que todos os 13 casos associados aos jogadores da Belenenses SAD estejam relacionados com a variante de preocupação Ómicron”, segundo o comunicado do INSA.

Em Espanha, onde foi registado hoje também o primeiro caso desta variante, publicações como o “El Mundo” ou “El País” deram conta do sucedido, dando nota ainda de que o Belenenses SAD defrontou o Benfica, este sábado, com apenas nove jogadores, sendo que dois deles eram guarda redes – semelhante às notícias avançadas pelo “Le Figaro“, em França.

No Reino Unido, o “Independent” escreve que o “clube português obrigado a jogar este fim de semana regista os primeiros casos da variante Ómicron” enquanto que o “The Guardian” reporta que na sequência destes casos positivos “44 pessoas encontram-se em isolamento”.

Por sua vez, nos Estados Unidos, agências noticiosas como a “Reuters” ou a “Bloomberg” noticiaram o caso informando que o guarda redes Cafu Phete testou positivo depois de ter regressado da África do Sul a 17 de novembro, à semelhança de publicações como o “New York Times” e “Washington Post“. O mesmo se sucedeu em canais televisivos como a “CNN” e a “ABC News“.

Este sábado, durante a partida entre o B-SAD e o SL Benfica, a equipa de Belém apresentou no campo apenas nove jogadores devido a um surto de Covid-19. O jogo foi interrompido 48 minutos depois e obrigou a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP)  a reunir-se esta segunda-feira.

A direção da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) decidiu este domingo avançar com “uma participação disciplinar” que será enviada ao Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol por forma a “averiguar o sucedido no estádio do Jamor”, durante o encontro entre a B-SAD e o Benfica, da 12ª jornada da I Liga.

Esta decisão, tomada em reunião de Direção Executiva, “permitirá apurar eventual responsabilidade disciplinar”, nomeadamente no que diz respeito “ao cumprimento dos protocolos sanitários”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.