[weglot_switcher]

1500 novos assistentes operacionais reforçam escolas

As contratações anunciadas pelo primeiro-ministro, António Costa, no arranque do ano letivo na Secundária de Alcochete estão já formalizadas em portaria publicada no Diário da República.
28 Setembro 2020, 17h08

A portaria que regulamenta a contratação de 1500 assistentes operacionais para as escolas encontra-se oficialmente publicada em Diário da República, de acordo com o Ministério da Educação. Tal como anunciado, afirma a tutela em comunicado, esta segunda-feira, 28 de setembro, “trata-se de um procedimento que visa implementar um processo de contratação mais célere”.

As contratações foram anunciadas dia 18 de setembro pelo Primeiro-ministro, António Costa, durante uma visita à Escola Secundária de Alcochete, onde disse que as escolas têm este ano mais 3.000 professores e mais 900 técnicos especializados. Além disso, acrescentou, “vamos imediatamente contratar mais 1.500 assistentes operacionais para além de estarmos a concluir a revisão da famosa portaria dos rácios para podermos fixar um número superior”.

Os 1.500 novos assistentes operacionais vão reforçar o corpo de pessoal não docente em escolas de todo o país, incluindo nos municípios já abrangidos pela transferência de competências na área da Educação, no âmbito da descentralização.

“No recrutamento poderá recorrer-se a trabalhadores que já constam das reservas de recrutamento internas, refere o comunicado do Ministério da Educação, adiantando que esta contratação acrescerá a revisão da portaria de rácios, que comportará um aumento adicional de assistentes operacionais nas escolas, com vinculação à Administração Pública, conforme também anunciado por António Costa.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.