[weglot_switcher]

Transferências de Maradona custaram 15,9 milhões de euros. Conheça os números da carreira de ‘El Pibe’

Foram 28.415 minutos dentro das quatro linhas em solo europeu, a maioria deles no SSC Napoli (22.638), em Itália, onde até hoje é recordado com um autêntico deus que transformou a equipa napolitana numa das melhores do mundo, alcançando títulos inéditos da liga que até hoje se mantém por igualar.
26 Novembro 2020, 17h30

Com uma carreira que se estendeu por 21 anos, os 491 jogos disputados por Diego Maradona espelham as dificuldades experienciadas pelo craque argentino como, por exemplo, as lesões que fustigaram a sua carreira ou as suspensões que deixaram marcas para lá da sua vida profissional. Apesar da sua qualidade ter sido conhecida quando ainda tinha 15 anos, os valores da transferência, ainda que para a altura, não corresponderam ao perfil do craque argentino, nem na saída para o FC Barcelona, nem do clube ‘Culé’ para o SSC Napoli.

Os números das suas transferências são, para surpresa de muitos, muito baixos para a qualidade do craque argentino. Na Argentina, o Boca Juniores pagou 1,2 milhões de euros pelo empréstimo de Maradona ao Argentinos Juniores. Seguiu-se o FC Barcelona que pagou 7,2 milhões de euros pelos serviços do craque argentino. Após duas épocas, Maradona pede para sair e, à frente de clubes como o Real Madrid, surge o SSC Napoli que pagaria 7,5 milhões de euros para levar ‘El Pibe’ para Itália, onde se tornaria uma lenda do clube e da cidade. As restantes movimentações do argentino aconteceram a custo zero.

Foram 28.415 minutos dentro das quatro linhas em solo europeu, a maioria deles no SSC Napoli (22.638), em Itália, onde até hoje é recordado com um autêntico deus que transformou a equipa napolitana numa das melhores do mundo, alcançando títulos inéditos da liga que até hoje se mantém por igualar. Os 5.185 minutos na liga espanhola dividem-se entre as duas épocas ao serviço do FC Barcelona e pelo Sevilla FC, onde no clube “blaugrana” chegou a disputar 12 partidas (592 minutos) na Taça Europeia dos Clubes Vencedores de Taças.

Mas a sua grande paixão, assumida, sempre foi jogar pela seleção argentina, privilégios que considerou estar ao alcance de muito poucos jogadores. Foi de azul celeste que alcançou o estatuto mundial de estrela, vencendo o mundial de 1986. Ao todo, disputou 70 jogos (6.212 minutos), marcou 26 golos, entre eles os míticos contra a seleção inglesa (mão de deus e o golo do século), 11 assistências, cinco cartões amarelos e um vermelho. Estreou-se com 16 anos, tornando-se no jogar mais novo de sempre a jogar pela seleção argentina de futebol.

A nível de golos, os números de Maradona também impressionam. Foram 250 golos em 491 jogos. Tudo começou no Argentinos juniores onde apontou 116 golos, seguindo-se o Boca Juniores nas duas passagens pelo clube (35 golos), FC Barcelona (22 golos), SSC Napoli (81 golos) e Sevilla FC (5 golos).

Acrescentam-se a estes números as suspensões de que foi alvo Diego Maradona. Depois de ter acusado consumo de cocaína durante o mundial de 1990, foi suspenso por 15 meses. Após o castigo, Maradona nunca mais conseguiu recuperar a forma que o caracterizava, seguindo de clube em clube sem qualquer sucesso desportivo. ‘El Pibe’ também foi suspenso durante três meses das competições espanholas, algo que não chegaria a cumprir uma vez que se transferiu, imediatamente a seguir do anúncio, para Itália.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.