[weglot_switcher]

31% das empresas da Madeira têm capitais próprios negativos

Um estudo do Banco de Portugal diz que a dívida remunerada correspondia a 46% do passivo das empresas, e que os empréstimos bancários representavam a maior parcela da dívida remunerada fixando-se em 55%.
4 Agosto 2020, 12h07

Um estudo do Banco de Portugal, sobre empresas da Madeira, diz que 31% das empresas da Madeira tinham capitais próprios negativos, em 2018, e que a autonomia financeira agregadas das empresas com sede na região autónoma foi de 45%.

O mesmo estudo sublinha que a dívida remunerada correspondia a 46% do passivo das empresas, e que os empréstimos bancários representavam a maior parcela da dívida remunerada fixando-se em 55%.

Já os financiamentos de empresas do grupo representavam 33% da dívida remuneradas das empresas da região autónoma.

O Banco de Portugal diz que, em 2018, 7% das empresas com sede na região autónoma, estavam localizadas na Zona Franca da Madeira (ZFM), e representavam 33% do volume de negócios e 10% das pessoas ao serviço.

Entre 2014 e 2018, diz o estudo, aumentou em 2% o número de empresas na ZFM e 4% de pessoas ao serviço. Contudo verificou-se uma descida de 12% em termos da expressividade das empresas sediadas na ZFM no tecido empresarial regional, atendendo ao volume de negócios gerado.

“Em 2018, 82% do volume de exportações das empresas com sede na Região Autónoma da Madeira estava associado a empresas sediadas na ZFM, as quais eram igualmente responsáveis por 88% da componente importada de compras e fornecimentos e serviços externos (FSE). Entre 2014 e 2018, estes pesos, no entanto, diminuíram 9% e 7”, refere o estudo.

“A expressividade das empresas com sede na ZFM atendendo, em particular, à rendibilidade operacional, ao volume de negócios e volume de exportações, e a volatilidade associada aos dados destas empresas, justificam em grande medida a volatilidade registada por alguns dos resultados associados às empresas da Região Autónoma da Madeira como um todo”, reforça o estudo do Banco de Portugal.

[frames-chart src=”https://s.frames.news/cards/divida-publica/?locale=pt-PT&static” width=”300px” id=”40″ slug=”divida-publica” thumbnail-url=”https://s.frames.news/cards/divida-publica/thumbnail?version=1588073657691&locale=pt-PT&publisher=www.jornaleconomico.pt” mce-placeholder=”1″]

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.