[weglot_switcher]

360 km/h: Comboio mais rápido do Japão chega em 2030

A JR East, companhia ferroviária japonesa, inicia em 2019 os testes ao Alfa-X, um comboio que atinge os 360 km/h de velocidade máxima e deverá estar operacional em 2030. Será o mais rápido de todos os modelos em circulação naquele país.
  • JR East/Kyodo
5 Julho 2017, 16h41

Chama-se Alfa-X e é o novo comboio da companhia ferroviária japonesa JR East. Terá capacidade para puxar dez vagões e será capaz de atingir a velocidade máxima de 360 km/h, diz o The Japan Times citando um porta-voz da JR East. Os primeiros testes deverão iniciar-se em 2019 e o comboio deverá iniciar o seu serviço normal em 2030.

Servindo de base para a criação de uma nova geração de comboio de alta velocidade no Japão, o Alfa-X irá superar a velocidade dos comboios do modelo “Shinkansen”, atualmente em circulação no Japão, batendo em 40 km/h os da série “E5 Hayabusa”, que atingem os 320 quilómetros por hora.

Como que em resposta, a JR Central, do mesmo grupo que a JR East, tem em desenvolvimento um comboio de levitação magnética (maglev) de super alta velocidade, que deverá entrar ao serviço três anos antes do Alfa-X. Este novo comboio deverá circular, a mais de 500 km/h, entre Tóquio e Nagoya. Posteriormente, o serviço deverá chegar até Osaka, no oeste do país.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.