[weglot_switcher]

40 cientistas europeus visitam floresta portuguesa

Este projecto tem nove casos de estudo distribuídos por oito países europeus, onde se estudam formas alternativas de gestão florestal.
  • Estabeleça “metas verdes” para 2019
11 Junho 2018, 19h15

No âmbito do projeto europeu ALTERFOR, 40 cientistas europeus vão visitar a área florestal do caso de estudo português – 2 Zonas de Intervenção Florestal em Vale do Sousa, na próxima quarta-feira, dia 13. Esta visita insere-se no 3º encontro geral do referido projeto, que decorrerá de 12 a 14 de junho na Universidade Católica Portuguesa, campus Asprela, Porto.

O principal objetivo do ALTERFOR é fornecer novas e melhoradas abordagens de gestão florestal que sejam suficientemente fortes para enfrentar os desafios do século XXI. Esses desafios vão desde as incertezas das alterações climáticas e a dinâmica complexa dos mercados globais em evolução até as pressões para o aumento do uso da bioenergia.

Em Portugal o projeto é liderado pelo CEF – Centro de Estudos Florestais do Instituto Superior de Agronomia, tendo como parceiro não-académico a Associação Florestal de Vale do Sousa.

Este projecto tem nove casos de estudo distribuídos por oito países europeus, onde se estudam formas alternativas de gestão florestal considerando o efeito das alterações climáticas bem como o potencial de oferta de diversos serviços de ecossistema: madeira, armazenamento de carbono, biodiversidade, qualidade da água, serviços culturais e serviços regulatórios (p.e. resistência aos incêndios, pragas e doenças).

Nesta visita, os cientistas visitarão três áreas florestais no concelho de Penafiel (eucaliptal, pinhal e área ardida) e está ainda agendado um encontro entre os cientistas europeus e diversas entidades portuguesas (ICNF, Gabinetes técnicos florestais, Quercus, Navigator Company, Floresta Atlântica e pequenos proprietários), para debater as atuais dificuldades de gestão florestal e as potenciais alternativas para a floresta portuguesa.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.