[weglot_switcher]

5 programas para o Dia dos Avós

Porque não aproveitar a data para um programa diferente com a sua família? Fique com algumas sugestões partilhadas por Ana Sepúlveda, 40+ Lab Escolha Sénior.
26 Julho 2018, 09h00

Hoje, dia 26 de Julho, comemoramos o Dia Mundial dos Avós, e a Escolha Sénior quer aproveitar esta data para reforçar a importância do papel que estes têm na sociedade e na família, porque são o elo de ligação entre as gerações do passado e as do futuro, são os guardiões da sabedoria, das vivências e das memórias.

Fruto de uma tradição católica, que celebra neste dia os Santos Ana e Joaquim, pais de Nossa Senhora e avós do Menino Jesus, este dia tem a finalidade de nos fazer pensar um pouco nos nossos avós e nos avós dos nossos filhos, e de, assim, agir positivamente para que estes laços de família cresçam e sejam fortalecidos.

Os avós colaboram com os pais na geração de adultos felizes e humanos. Por isso, nada como aproveitar este dia para um programa diferente. Aqui ficam algumas sugestões:

  1. Memórias partilhadas onde o avô é o guia turístico que leva o neto a passear pelas suas memórias. Podem fotografar esses sítios e no fim do dia fazer um pequeno diário, que fica de recordação.
  2. Piquenique, aproveitar o bom tempo e os espaços verdes para um dia diferente. Uma oportunidade para os avós mostrarem aos netos os jogos de antigamente, para conviverem com mais tranquilidade. E porque não juntar vários avós e alargar o convívio?
  3. Um dia com os animais, aqui ficam alguns locais interessantes: jardim zoológico de Lisboa ou do Porto, o Oceanário de Lisboa ou o Aquário Vasco da Gama, no Alentejo temos o Badoka Safari Park (entre Santiago do Cacém e Sines), o Zoo de Lourosa, o único parque ornitológico do país, em Santa Maria da Feira, o Aqua Museu do Rio Minho, em Vila Nova de Cerveira, entre outros.
  4. Por fim, os circuitos ciência viva, são 20 centros “ciência viva” espalhados pelo país, com circuitos definidos e com actividades para todos. Uma boa forma de aproximar as gerações da ciência.
  5. Tecnoday: um dia onde os netos levam os avós a passear pelo mundo das redes sociais e canais como youtube e outros. A ideia é mostrar aos avós esta nova forma de estar no mundo e de comunicar. Quem sabe não surge um novo youtuber ou bloguer?

Espero que estas dicas sirvam de inspiração para um dia memorável entre estas duas gerações e que seja uma forma feliz de reforçar estes laços de família tão importantes para todos nós.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.