[weglot_switcher]

5G: “É com o regulamento aprovado pelo regulador que nós vamos trabalhar”, diz Pedro Nuno Santos

O ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, afirmou na terça-feira no parlamento que “é com o regulamento aprovado pelo regulador” sobre o 5G que o Governo vai trabalhar e disse não estar ao serviço as operadoras.
  • Pedro Nuno Santos
16 Dezembro 2020, 09h08

O ministro está a ser ouvido numa audição regimental na comissão parlamentar de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação.

“É com o regulamento aprovado pelo regulador que nós vamos trabalhar”, afirmou o governante, em resposta ao deputado do PSD Paulo Moniz.

Questionado sobre as críticas de que foi alvo por parte das operadoras, em setembro, na sequência da sua presença na sede da Dense Air, em Lisboa, na primeira videochamada 5G da empresa, Pedro Nuno Santos afirmou: “Eu não estou aqui ao serviço de uma operadora, estou ao serviço do país”.

E acrescentou: “Eu não estou ao serviço nem da Dense Air, nem da Vodafone, nem da Meo, nem da NOS, nem de nenhum novo entrante”.

A licença da Dense Air tem sido contestada pelos operadores, que consideram que esta deveria ser resgatada, apontado que a empresa não tem feito investimentos, no âmbito da licença.

A Dense Air apresentou candidatura ao leilão do 5G, cujas licenças serão atribuídas durante o primeiro trimestre do próximo ano.

As regras do leilão têm sido fortemente contestadas pelos operadores tradicionais, que colocaram várias ações judiciais, incluindo providências cautelares, e enviaram queixas a Bruxelas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.