[weglot_switcher]

60% dos portugueses não vão fazer compras na Black Friday e Cyber Monday

Inquérito do Observador Cetelem revela que 12% dos portugueses vão aproveitar a Black Friday para fazer as compras de Natal, sendo que em média pretendem gastar 124 euros em compras na Cyber Monday.
  • Andy Rain/EPA/Lusa
25 Novembro 2020, 11h10

Quando falta precisamente um mês para o Natal aproximam-se os dias de promoções, como a Black Friday e a Cyber Monday, utilizados pelos consumidores anteciparem as compras natalícias e poupar algum dinheiro. No entanto, os efeitos da pandemia mudaram por completo o cenário económico e no caso da população portuguesa, cerca de 61% não fará compras na Black Friday e 63% na Cyber Monday, de acordo com um inquérito do Observador Cetelem divulgado esta quarta-feira, 25 de novembro.

No caso da Black Friday, 22% dos inquiridos têm a intenção de aproveitar as promoções da próxima sexta-feira, 27 de novembro, menos 14 pontos percentuais do que em 2019. Entre estes, 12% vão aproveitar para antecipar algumas compras de Natal e 10% para fazer compras para si, uma descida para metade face ao ano passado. Existe ainda uma percentagem de 10% que não conhecem o significado da Black Friday.

Este inquérito indica ainda que a faixa etária dos 35 aos 44 anos de idade (34%), residentes no Grande Porto (41%), são aqueles que mais vão aproveitar a Black Friday para fazer compras. Ao nível da despesa, os portugueses planeiam gastar em média 110 euros na Black Friday, menos 58 euros do que no ano passado.

Olhando para a Cyber Monday, 63% dos portugueses inquiridos dizem não ter intenções de fazer compras na próxima segunda-feira, 30 de novembro, sendo que 18% assumem desconhecer o conceito da Cyber Monday sobre as compras online com descontos. Em relação aos gastos, os portugueses pretendem despender em média 124 euros na Cyber Monday.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.