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Maioria dos portugueses utiliza motores de pesquisa diariamente para aceder a notícias

O estudo analisou os diferentes usos que os utilizadores dão aos motores de pesquisa. Entre as conclusões, está que a maioria dos portugueses (61%) usam os motores de busca para aceder aos meios de comunicação para ler notícias relevantes sobre a atualidade, 43% para ter informação sobre produtos e serviços antes de fazer compras e 39% para encontrar informação útil para tarefas do dia-a-dia (tutoriais, receitas, localizações, meteorologia).
23 Setembro 2021, 07h35

Num estudo elaborado pela Google, que analisou a população portuguesa e a utilização dos vários motores de pesquisa, é revelado que a maioria dos portugueses (61%) usam os motores de busca para aceder aos meios de comunicação para ler notícias. No total, 85% dos utilizadores inquiridos em Portugal utilizam o motor de busca da Google diariamente para pesquisar informação.

O estudo da Google contou com 607 inquiridos, que se identificaram como 54% do sexo feminino e 46% do sexo masculino. Todas as regiões de Portugal estão representadas (à exceção das ilhas), bem como as diferentes gerações (dos Baby Boomers à Geração Z).

O estudo analisou os diferentes usos que os utilizadores dão aos motores de pesquisa. Entre as conclusões, está que a maioria dos portugueses (61%) usam os motores de busca para aceder aos meios de comunicação para ler notícias relevantes sobre a atualidade, 43% para ter informação sobre produtos e serviços antes de fazer compras e 39% para encontrar informação útil para tarefas do dia-a-dia (tutoriais, receitas, localizações, meteorologia).

Como o objetivo de responder à questão: “como e para quê usam os portugueses os motores de busca na web?”, a Google realizou um estudo em Portugal em que revela que a maioria dos utilizadores (58%) não conhece “truques” para otimizar as respetivas pesquisas online, com 48% a afirmar que gostaria de saber mais sobre como tornar a sua pesquisa mais eficiente.

A Google explica que os “truques tratam-se de operadores de pesquisa e outras ferramentas que estão disponíveis quando usamos a pesquisa Google, ou qualquer outro motor de busca, mas que nem todos os utilizadores conhecem”. O estudo mostra que dos utilizadores que dizem conhecer alguns truques para otimizar a pesquisa, mais de três quartos (77%) costuma pesquisar por categorias (imagens, vídeos, notícias, tudo) e 39% utiliza as aspas (“) para filtrar os resultados.

Bernardo Correia, Country Manager da Google em Portugal afirma que “a nossa missão de organizar a informação e torná-la universalmente acessível e útil é central na Pesquisa Google. Em mais de 20 anos do nosso motor de busca em Portugal, e com os avanços recentes em inteligência artificial, fizemos muitos progressos para que a pesquisa possa ser sempre o mais útil para todos: seja para encontrar algo rapidamente com truques mais simples, ou para ajudar os utilizadores na sua jornada ao pesquisar e explorar mais informações”.

Outra das conclusões do estudo é que há gerações mais à vontade com o que à pesquisa online diz respeito do que outras. Os Baby Boomers (pessoas nascidas entre 1946 e 1964) são a geração que mais desconhece estas dicas de otimização (72%), seguindo-se a Geração X (pessoas nascidas entre 1965 e 1979/80) com 61%, enquanto a Geração Z (pessoas nascidas entre 1997 e 2012) e os Millennials (pessoas nascidas entre 1981 e 1994/6) são as únicas faixas etárias a manifestarem mais conhecimento do que desconhecimento destes truques: 58% e 57% revelam que sabem como otimizar a sua pesquisa, respetivamente.

Já no que respeita aos dispositivos utilizados para pesquisar na Internet, a maioria dos inquiridos prefere o computador (59%) ao mobile (33%). Também aqui se verificam diferenças entre as várias gerações e também entre sexos. 60% da Geração Z e dos Millennials preferem pesquisar no telemóvel, enquanto 64% dos Baby Boomers pesquisam mais no computador – uma percentagem que baixa para os 51% no caso da Geração X. Já a maioria das mulheres recorre mais ao mobile (53%) e a maior parte dos homens (60%) usa mais o computador para o mesmo efeito.

Por outro lado, as utilizadoras do sexo feminino recorrem mais à pesquisa para facilitar as tarefas do seu dia-a-dia e tomar decisões de compra sobre produtos ou serviços, enquanto os homens pesquisam mais online para encontrar informações úteis para o seu desempenho profissional e para o seu entretenimento.

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