[weglot_switcher]

7 universidades portuguesas entre as mil melhores do mundo

O World University Rankings de 2019 da QS assinala uma queda em quatro instituições face ao ano anterior. Na base da queda está por exemplo perda de reputação junto dos empregadores e o tamanho das turmas.
7 Junho 2018, 14h22

A Universidade do Porto é a melhor instituição portuguesa no World University Rankings de 2019 da britânica QS, maior rede internacional de ensino superior, responsável pela publicação de vários rankings ao longo do ano. Ocupa o  328.º lugar no universo das mil instituições  da lista. A Universidade de Lisboa está em segundo, com  a 355.º posição da geral. Na última edição do ranking (2018) eram 301ª e 305ª, respetivamente.

Seguem-se a Universidade Nova de Lisboa (405), a Universidade de Coimbra (407), a Universidade de Aveiro (531-540), a Universidade do Minho (651-700) e a Universidade Católica Portuguesa (751-800).

No grupo das portuguesas apenas três das sete universidades – Coimbra, Aveiro e Minho – não perderam posição face a 2018.

A descida das portuguesas em relação à edição anterior, é, no geral, justificada pela perda de reputação junto dos empregadores e pela indicador  proporção de professores/aluno.

Em contrapartida os indicadores da reputação académica e do impacto da investigação registam melhorias.

O World University Rankings de 2019 é liderado pelo MIT (Massachussetts Institute of Technology), há sete anos consecutivos. Este ano, a Universidade de Stanford é segunda, a Harvard terceira e Caltech (California Institute of Technology) quarta. Seguem-se as rivais britânicas: Oxford, que é quinta, e Cambridge, sexta.

O ranking divulgado esta quarta-feira agrupa as mil melhores universidades de 85 países diferentes, a partir de uma análise efetuada a mais de 4500 instituições.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.