[weglot_switcher]

800 mil milhões: SpaceX de Elon Musk já é a empresa privada mais valiosa do mundo

De acordo com o Wall Street Journal, a SpaceX estará também a preparar a entrada em bolsa para o final do próximo ano.
Elon Musk fortunas
9 Dezembro 2025, 13h03

A SpaceX, de Elon Musk, prepara uma nova venda de ações, o que deve elevar a sua avaliação para os 800 mil milhões de dólares (687 mil milhões de euros à taxa de câmbio atual), avançou o Wall Street Journal na sexta-feira, tornando-a a empresa privada mais valiosa do mundo, lugar que atualmente é ocupado pela OpenAI (dona do ChatGPT), de Sam Altman.

De acordo com a mesma publicação, a SpaceX estará também a preparar a entrada em bolsa para o final do próximo ano (2026). De acordo com o The Information esta entrada em bolsa incluiria também a Starlink, que é o negócio da SpaceX dedicado aos satélites.

Caso se confirme a avaliação de 800 mil milhões de dólares (687 mil milhões de euros), a avaliação da empresa dobraria face aos anteriores 400 mil milhões de dólares (343 mil milhões de euros). A SpaceX, criada em 2002, faz a conceção, fabrico e lançamento de foguetões e naves espaciais.

OpenAI ultrapassou SpaceX em outubro

Em outubro a OpenAI, com uma avaliação de 500 mil milhões de dólares (427 mil milhões de euros à data) passou para a liderança das empresas privadas mais valiosas do mundo, superando na altura os 400 mil milhões de dólares (343 mil milhões de euros) da SpaceX. A anterior avaliação da OpenAI, referente a uma ronda de financiamento de agosto, atingia os 300 mil milhões de dólares (257 mil milhões de euros).

Foi reportado em outubro que a OpenAI planeava iniciar o processo de entrada em bolsa no segundo trimestre de 2026, algo que poderia elevar a avaliação da empresa de Sam Altman para um trilião de dólares (ou bilião na denominação europeia ou 860 mil milhões de euros).

Empresas entrariam para o Top 20 das mais valiosas nos mercados financeiros

Caso se confirme a entrada em bolsa da Space X e OpenAI, em 2026, com as atuais avaliações (800 mil milhões de dólares ou 687 mil milhões de euros e 500 mil milhões de dólares ou 427 mil milhões de euros) isso colocaria as empresas na 15ª posição e na 18ª posição na lista das mais valiosas do mundo.

No caso da SpaceX ficaria atrás do JP Morgan Chase e à frente da Tencent e no caso da OpenAI ficaria atrás da Oracle e à frente da Exxon Mobil.

No caso da OpenAI atingir um trilião de dólares (860 mil milhões de euros) isso tornaria a empresa a 12ª mais valiosa do mundo e também a 12ª a entrar no clube dos ‘triliões’, ficando atrás da Berkshire Hathaway e à frente da Walmart.


Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.