[weglot_switcher]

82% dos empregadores querem recrutar em 2020

Segundo o Guia do Mercado Laboral 2020 da Hays, a maioria das empresas pretende ir ao mercado. Os perfis mais procurados serão comerciais e da área das tecnologias de informação.
4 Dezembro 2019, 07h15

Nada menos do que 82% dos empregadores inquiridos pela Hays no âmbito do Guia do Mercado Laboral 2020 pretendem recrutar no próximo ano. Em contraponto, 78% dos candidatos manifesta a intenção de mudar de emprego.

Num mercado liderado pelo candidato, a diferença aumentou oito pontos percentuais em relação ao ano passado, invertendo a clivagem entre o crescente interesse dos empregadores em contratar e o decréscimo gradual na percentagem de profissionais interessados em procurar novos projetos profissionais.

Segundo a Hays, os perfis mais procurados em 2020 são da áreas comercial e tecnologias de informação, com 30% das preferências. Em terceiro lugar surgem as engenharias, com 22%, o marketing e comunicação, com 14% e a logística e supply chain, com 13%.

O documento revela que a escassez de profissionais qualificados levou 64% das empresas a recrutar este ano “pessoas pouco adequadas”.

O Guia Laboral do Mercado Laboral 2020 conta com uma análise das motivações preferenciais de profissionais e empresas através de um inquérito anónimo respondido por 3.259 profissionais qualificados e 793 empregadores. A análise regional incidiu sobre as regiões do Norte, Centro e Sul de Portugal.

 

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.