[weglot_switcher]

Daniel Zhang e a entrada na bolsa de Hong Kong: “A Alibaba voltou a casa”

A Alibaba entrou esta terça-feira na bolsa de Hong Kong, levantando 11,3 mil milhões de dólares, com as ações a registarem uma subida de 6% logo após a abertura do mercado local.
26 Novembro 2019, 10h51

A Alibaba, fundada por Jack Ma, entrou esta terça-feira na bolsa de Hong Kong (madrugada em Portugal), levantando 11,3 mil milhões de dólares, com as ações a registarem uma subida de 6% logo após a abertura do mercado local. É a maior operação pública de venda (OPV) do ano, depois da Uber ter levantado oito mil milhões de dólares em maio.

Num discurso que precedeu a entrada em bolsa, o CEO da Alibaba, Daniel Zhang, referiu que a gigante tecnológica chinesa “voltou a casa”, noticia o “Financial Times”.

Na mesma linha, o CEO da bolsa de Hong Kong, disse que a OPV da Alibaba não só tornará mais acessível a sua exposição a investidores chineses como sinaliza a possibilidade de mais empresas chinesas, cotadas em índices estrangeiros, realizarem OPV na bolsa de Hong Kong.

Esta foi a segunda OPV da Alibaba. Na primeira, realizada em 2004, a Alibaba angariou 25 mil milhões de dólares, naquela que foi a maior OPV da história.

No entanto, o montante angariado pela tecnológica chinesa nesta segunda OPV poderá subir para os 12,9 mil milhões de dólares se os bancos de investimento que assessoraram a operação executarem a opção “green shoe”, que lhes permite vender mais 15% de ações no caso de a oferta ser superior à procura.

Na bolsa de Hong Kong, o ticker da Alibaba é ‘9988’, um conjunto de números com significado na cultura chinesa.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.