[weglot_switcher]

A cair há oito meses: popularidade de Marcelo ao pior nível de sempre

Barómetro da Aximage regista descida da popularidade do Presidente da República. O índice foi elaborado antes do polémico episódio do telefonema para um programa de entretenimento da apresentadora Cristina Ferreira.
  • Rodrigo Antunes / Lusa
11 Janeiro 2019, 15h26

A popularidade do Presidente Marcelo Rebelo de Sousa está a cair há oito meses consecutivos segundo o barómetro político da Aximage, elaborado para o Jornal de Negócios e o Correio da Manhã: numa escala de um a 20, o chefe de Estado surge em janeiro com a nota de 15,9, a pior de sempre.

O ciclo de declínio começou em maio de 2018, numa altura em que Marcelo Rebelo de Sousa registava uma nota de 18,3 pontos, não tendo parado de descer desde então – movimento que, segundo o barómetro, se acentuou no mês anterior.

Segundo os responsáveis da sondagem, a notação agora dada a conhecer não incorpora ainda a avaliação da polémica em que Marcelo Rebelo de Sousa se viu envolvido quando telefonou em direto para apresentadora da SIC Cristina Ferreira. Será de recordar que o telefonema foi alvo de inúmeras críticas e as redes sociais encheram-se de comentários e vídeos jocosos gozando com a situação.

Mesmo os comentadores ditos ‘sérios’ não perdoaram a decisão de Marcelo, principalmente depois de o gabinete do Presidente ter feito circular uma espécie de esclarecimento em que afirmava que o telefonema se devia a uma qualquer questão de equidade para com outro programa semelhante, emitido por outro canal televisivo.

Entretanto, o barómetro político de janeiro regista que a da intenção de voto no PSD baixa de 24,7% para 24,1% e a do líder social-democrata, Rui Rio, mantém a nota, muito negativa, de 6,4, a mais baixa entre os líderes dos principais partidos políticos.

Ao contrário, o primeiro-ministro António Costa (10,2) recupera a posição de líder partidário com melhor avaliação, estatuto que tinha perdido em dezembro para Catarina Martins (9,8) e Jerónimo de Sousa (9,6). Assunção Cristas, líder do CDS, é classificada com um 7,7.

Na intenção de voto, o PS continua a liderar destacado, tendo registado mesmo uma subida face a dezembro: dos 37% para 37,7%. O CDS (de 8,7% para 9,4%) e o PCP (de 6,3% para 7,2%) são os outros partidos que obtêm uma melhoria no período em análise. O Bloco de Esquerda, que cai dos 10% para 8,8%.

Quanto à avaliação dos ministros, Mário Centeno (Finanças), lidera destacado, sendo indicado como o melhor por 44% dos inquiridos. No segundo lugar surge o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, com 6,9%.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.