A criptomoeda do momento

A especulação no mercado das criptomoedas continua a todo o vapor, depois do primeiro trimestre, que usualmente tende a ser dos piores para as criptomoedas, ter terminado com vários tokens a registarem ganhos significativos.

 

Durante este rally no mercado, temos assistido a um ressurgimento de novos tokens e de outros que têm vindo a passar despercebidos pela maior parte dos investidores, mas que têm vindo a conquistar a atenção dos mesmos devido às fortes valorizações a curto prazo.

O caso mais recente vai para uma criptomoeda que muitos defendem ser uma das mais promissoras entre os mais de 4000 tokens que estão disponíveis no mercado (conheça as diversas criptomoedas disponíveis na XTB).

Safemoon é a criptomoeda do momento. Os membros por detrás deste projeto defendem o slogan “safely to the moon”, tendo inicialmente surgido entre a comunidade WallStreetBets no fórum do Reddit. Apesar deste token ter valorizado mais de 910% em apenas 4 dias (entre 16 a 20 de abril deste ano), o seu valor ainda está muito longe das gigantes de referência como a Bitcoin ou Ethereum.

A atual capitalização de mercado deste token apenas ronda os 2783 milhões de euros em comparação com a capitalização de mercado da Bitcoin que ronda os 846 mil milhões de euros, ou os 258 mil milhões de euros da Ethereum. Acompanhe em tempo real a cotação das maiores criptomoedas da atualidade.

Mas afinal, que fatores tornam este token tão popular? O Google pode falar por si, já que as pesquisas no mais famoso motor de busca têm disparado nos últimos tempos, tendo o pico de pesquisas coincidido com a altura em que este token valorizou mais de 910%.

Fonte: XTB | trends.google.com

A SafeMoon faz parte da rede DeFi (decentralized finance), que acaba por ser outra vertente que o mercado das criptomoedas tem vindo a desenvolver. Esta rede promete inovar o sistema financeiro tal como conhecemos hoje em dia, pois através dela os investidores passam a poder emprestar ou pedir emprestado criptomoedas, acabando por assumir o papel de credor e tendo a possibilidade de receber juros sobre o valor (ou tokens) que empresta, à semelhança do que acontece hoje em dia quando um cidadão comum pede um empréstimo a uma instituição financeira.

No entanto, até que ponto é que este token pode vir a solucionar as ineficiências atuais do mercado?

Na verdade, ninguém sabe, e todas as valorizações recentes são consequência de toda a especulação, acabando por aproveitar o atual momentum do mercado. Existem também fatores de risco que põem em causa a viabilidade deste token, entre eles o facto de ter começado a ser falado no fórum criado pelos WallStreetBets do Reddit.

Ora este grupo tem vindo a ganhar notoriedade devido aos casos da GameStop, mas também tem tido atividade no mercado das criptomoedas, como o que aconteceu há relativamente pouco tempo com a Ripple em que os investidores fizeram um pump and dump no token, criando um enorme hype à volta do mesmo e que acabou por registar ganhos significativos durante dois dias.

Na XTB pode recorrer à alavancagem em criptomoedas sem correr o risco de ficar demasiado exposto à volatilidade deste mercado. Saiba como aqui.

Será que toda a especulação em torno desta criptomoeda tem fundamento? Ou é apenas mais uma técnica de manipulação de mercado para impulsionar os preços? A verdade é que neste momento ninguém sabe, mas certamente que iremos estar cá para assistir a todo o hype em volta deste mercado.

Fonte: XTB | CoinMarketCap.com

A X-Trade Brokers Dom Maklerski S.A. não se responsabiliza por decisões de investimento que se baseiem em informações contidas nestes conteúdos. Nenhuma da informação aqui contida deverá ser entendida como recomendação de investimento, garantia de lucro ou de risco significativamente menor. Os investimentos baseados no uso de produtos derivados com alavancagem financeira são, por natureza, especulativos e poderão resultar tanto em lucros como perdas significativas. Esteja ciente de que dados de desempenho anteriores não são um indicador fiável de desempenho futuro.

 

Este conteúdo patrocinado foi produzido em colaboração com a XTB.

Recomendadas

Profissões do futuro: quais as saídas e as competências procuradas?

Será já no dia 17 de Junho às 17h00 que poderá ficar a entender as próximas transformações no mercado de trabalho e quais são os empregos do futuro, na JE editors Talks: Saídas Profissionais.

Não consegue pagar a renda?

Todas as terças-feiras, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa traz-lhe dicas e sugestões para enfrentar os desafios dos próximos tempos. Esta semana saiba que direitos e garantias tem se perdeu rendimentos e tem receio de não conseguir pagar a renda da sua casa.

IA: chegou o tempo dos robots?

O desenvolvimento da Inteligência Artificial tem permitido grandes avanços na robótica e nos processos. Dia 7 de Junho o desenvolvimento deste campo da ciência estará em debate nas JE editors Talks.
Comentários