Março de 2020 marcou uma nova forma de trabalhar para consultores imobiliários. Enquanto que, na era pré-Covid, o seu papel era dominado pelas visitas presencias a imóveis, durante a pandemia, os consultores tiveram que se adaptar e inovar para continuarem a atrair clientes, nos períodos de confinamento em que não era possível fazer visitas presencias à grande maioria dos imóveis. Assim, um processo que outrora era assente maioritariamente no contato pessoal, passou a depender crescentemente de ferramentas digitais.

Para tentarem fazer novos negócios, no período de confinamento, muitos consultores investiram na produção de vídeos dos imóveis, na realização de vídeo chamadas com clientes potenciais, na disponibilização de visitas virtuais 360° no website (através de software que permite ao cliente fazer a sua própria visita com 360° ao imóvel) e esporadicamente usaram drones para mostrar a localização da casa (nos vídeos).

Os clientes também se adaptaram e, quando se encontravam impossibilitados de visitar as casas presencialmente, faziam-no através de teleconferência. Mas como é que a experiência do cliente foi afetada com estas mudanças na forma como se visitam os imóveis?

Enquanto que para clientes localizados no estrangeiro, que não se podiam deslocar, foi criada uma nova ferramenta (visita virtual 360°), que os permitiu conhecer de mais perto o seu imóvel e potencialmente arrendá-lo ou até comprá-lo online; para os clientes nacionais que, em situações pré-Covid visitariam o imóvel presencialmente, a experiência piorou.

Apesar dos vídeos introdutórios dos imóveis nos websites das diversas imobiliárias, no idealista, na casasapo, etc., permitirem reduzir o número de imóveis a visitar presencialmente, quando o confinamento é levantado, para a maioria dos clientes comprar uma casa sem a ver presencialmente é uma tarefa impossível. A visita virtual 360° e a teleconferência ainda têm muitas limitações: não conseguem capturar a emoção que um cliente sente quando entra na casa – será esta a minha “home sweet home”? , é complicado compreender as dimensões de cada divisão e do espaço exterior, como é que os diversos pisos estão ligados, a luminosidade da casa, etc.

E é aqui que o consultor imobiliário pode ter um papel chave no arrendamento ou compra de um imóvel. Um excelente consultor pode colmatar estas falhas de informação sentidas pelo cliente se providenciar a planta do imóvel, ficha técnica (se disponível), certificado energético, caderneta predial urbana e a restante documentação solicitada.

Na falta da visita presencial, o consultor imobiliário terá que ser mais personalizado ao prestar o seu serviço, mais rápido a dar resposta às questões colocadas, mais transparente quanto às características da propriedade e ser empático junto do cliente. Algumas empresas, como a ERA, já recorrem ao Live Chat para providenciar mais informações aos clientes. Estas características do consultor imobiliário juntamente com as ferramentas digitais podem ser a chave para conseguir arrendar ou vender a casa de sonho aos seus clientes!