[weglot_switcher]

“A Europa é o grande vencedor do Brexit”, afirma ministra alemã

Depois de muito se ter especulado sobre os efeitos negativos do Brexit, que poderia iniciar um processo de rutura do projeto europeu, o Governo alemão acredita agora que a saída do Reino Unido da União Europeia trará grandes progressos para a economia do bloco comunitário.
  • Stefan Wermuth / Reuters
12 Outubro 2017, 10h03

A ministra da Economia da Alemanha, Brigitte Zypries, afirmou esta quarta-feira que a Europa vai ser a grande vencedora das negociações do Brexit. Brigitte Zypries prevê um crescimento mais rápido e maior do que o previsto na Alemanha e em toda a Europa, impulsionado pela saída das empresas britânicas para o mercado único e pelo “espírito de reavivamento” do bloco europeu impulsionado pelo plano de reformas do presidente francês, Emmanuel Macron.

Depois de muito se ter especulado sobre os efeitos negativos do Brexit, que poderia iniciar um processo de rutura do projeto europeu, o Governo alemão acredita agora que a saída do Reino Unido da União Europeia trará grandes progressos para a economia do bloco comunitário. Brigitte Zypries acredita que a economia alemã possa vir a crescer 2% este ano e 1,9% no próximo e a tendência de crescimento se possa estender a outros países na Europa.

“A economia alemã está a ir no bom caminho. O próximo Governo deve garantir que este progresso continue”, declarou a ministra da Economia, Brigitte Zypries, ao apresentar as novas previsões de crescimento. “A situação económica alemã ganhou dinamismo e em escala e continuará nos próximos anos no caminho do crescimento”.

A ministra justificou este crescimento com o facto de “muitas empresas estarem a mover as suas operações do Reino Unido para a Alemanha” e o Brexit estar a abrir caminho para um “novo despertar político” em todo o continente europeu. “A Europa é o grande vencedor da saída do Reino Unido da União Europeia”, concluiu.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.