[weglot_switcher]

“A Europa não pode ficar atrás da China e dos EUA na Inteligência Artificial”, diz Ricardo Mourinho Félix

O vice-presidente do Banco Europeu de Investimento disse na Web Summit que a instituição vai lançar um fundo de 150 milhões de euros para ajudar a Europa cortar o atraso face às outras regiões no desenvolvimento da Inteligência Artificial e tecnologias relacionadas.
  • Cristina Bernardo
3 Dezembro 2020, 13h21

O Banco Europeu de Investimento (BEI) vai lançar um mecanismo para financiar em até 150 milhões de euros o desenvolvimento de Inteligência Artificial, uma tecnologia na qual a Europa não pode continuar a ter um atraso significativo face à China e aos Estados Unidos, afirmou esta quinta-feira Ricardo Mourinho Félix, vice-presidente da instituição.

“A Europa tem um atraso de milhares de milhões face aos Estados Unidos e a China no financiamento da IA”, avisou Mourinho Félix numa conferência de imprensa no âmbito da Web Summit. “Não podemos ficar atrás”.

O ex-secretário de Estado das Finanças diz que o objectivo é co-investir em IA ou tecnologias que a complementam, como o blockchain, a Internet of Things ou a robótica.  “É um passo crucial”, vincou.

Mourinho Félix anunciou ainda financiamentos no total de 50 milhões de euros para três projectos de IA: 20 milhões para a Bizay/360imprimir, gestora de marketplaces para PME; 10 milhões para a espanhola World Sensing e 20 milhões para a luxemburguesa Spire Global.

“Todos estes investimentos mostram que a União Europeia poe atrair e financial empresa inovadoras e crescimento rápido para trazer novas tecnologias para o mercado”, referiu.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.