[weglot_switcher]

“A força da juventude”. Revista “Time” elege Greta Thunberg como Personalidade do Ano

A ativista sueca Greta Thunberg, de 16 anos, foi eleita personalidade do ano de 2019 pela revista Time. A adolescente deu início a um movimento internacional de estudantes que pede medidas concretas para combater as alterações climáticas.
  • REUTERS/Vincent Kessler
11 Dezembro 2019, 13h09

A revista norte-americana “Time” elegeu, esta terça-feira, a personalidade que mais impacto teve este ano. A tradição, que já dura a 92 anos, atribuiu o título à jovem ativista sueca, de 16 anos, Greta Thunberg.

Na capa da mais recente edição da revista lê-se: “Greta Thunberg: A força da juventude” e no editorial publicando no site da revista é explicado a influência que esta jovem teve sobre o movimento globla ecológico.

“Thunberg começou um movimento global faltando à escola: a partir de agosto de 2018, ela passou on seus dias acampados em frente ao Parlamento sueco, segurando uma placa pintada em letras pretas sobre um fundo branco que dizia Skolstrejk för klimatet: “Greve escolar pelo clima”, conta a revista Time. “Nos 16 meses seguintes, ela dirigiu-se a chefes de estado na ONU, reuniu-se com o Papa, discutiu com o Presidente dos Estados Unidos e inspirou 4 milhões de pessoas a unirem-se à greve climática global a 20 de setembro de 2019, a maior demonstração climática da história da humanidade”.

A lista de candidatos  deste ano ficou reduzida a cinco: Nancy Pelosi (líder da Câmara dos Representantes do Congresso dos Estados Unidos), Donald Trump (Presidente norte-americano), o denunciante anónimo que está na origem do processo de “impeachment” a Trump, a jovem ativista sueca Greta Thunberg e os manifestantes de Hong Kong.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.