[weglot_switcher]

“A Holanda nunca esteve tão isolada na Europa”, diz investigador

Depois das polémicas declarações do ministro das finanças holandês sobre Espanha, o investigador holandês Marcel Jansen considerou que o primeiro-ministro da Holanda, Mark Rutte, calculou mal a severidade da mensagem sobre os países do Sul da Europa. 
  • Holanda
6 Abril 2020, 16h22

Marcel Jansen, economista holandês e professor da Universidad Autónoma de Madrid, considera que a Holanda nunca esteve tão isolada na Europa, apesar de compreender a relutância do país no apoio à emissão de ‘coronabonds’.

Depois das polémicas declarações do ministro das finanças holandês sobre Espanha, o investigador holandês que vive no país há 18 anos disse ao El País que o primeiro-ministro da Holanda, Mark Rutte, calculou mal a severidade da mensagem sobre os países do Sul da Europa.

“A Holanda nunca esteve tão isolada na Europa. Merkel não foi tão franca, abriu a porta ao Mecanismo Europeu de Estabilidade sem muitas condições. Rutte calculou mal a mensagem de máxima dureza”, disse ao jornal espanhol.

O investigador frisa ainda compreender a oposição do Norte da Europa à emissão de dívida comum europeia, que diz seria “um suicídio político para Rutte e Angela Merkel”.

“A Holanda fez cortes muito difíceis. Por exemplo, não garante a reavaliação das pensões. Enquanto isso, Espanha mantém o poder de compra de todos os pensionistas. São coisas muito difíceis de explicar no Norte. Mas o mais importante é que a mutualização da dívida iria gerar transferências permanentes e iria exigir uma transferência de soberania para Bruxelas, que não tem apoio suficiente na Holanda”, acrescenta.

Na última reunião do Conselho Europeu, o ministro das Finanças holandês Wopke Hoekstra sugeriu investigar por que razão alguns países não têm margem orçamental para enfrentarem uma nova crise. O primeiro-ministro português, António Costa, apelidou esse comentário de “repugnante”, tendo mais posteriormente o homólogo de Mário Centeno retratado-se das declarações.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.